Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, maio 08, 2008

Opinião - Maconha Ronaldo

Os juízes que proibiram a manifestação democrática e legítima a favor da legalização da maconha parecem ter a mente estreita, mas não custa lembrar que nem mesmo os juízes estão acima da lei. Em comparação, fascistas integralistas manifestaram-se livremente em Copacabana no mesmo dia, e há sociólogos, intelectuais e feministas que escrevem livremente nos jornais a favor da descriminação do aborto, e nem por isso foram acusados de apologia. A liberdade de expressão é uma via de mão dupla. Não pode haver dois pesos e duas medidas.
A proibição da pacífica marcha da maconha em várias cidades brasileiras é um patético retrato da interferência da Justiça contra a liberdade de expressão. Está confirmado por inúmeros estudos médicos que o álcool é muito mais danoso para os humanos do que a maconha. Tenho 71 anos e há muitos anos tomo uma dose de uísque antes do jantar, sem sofrer qualquer tipo de crítica. Vejo por trás dessas proibições judiciais um enorme moralismo hipócrita.
Numa cidade como o Rio, onde a violência impera, ainda há pessoas que compactuam com o que causa o maior índice de mortandade neste país, as drogas. Não é só o usuário o prejudicado. Nós, que repudiamos o uso de entorpecentes, acabamos vitimados por criminosos drogados que assaltam e matam sem titubear. E não venham me convencer de que a maconha é uma droga leve e que não causa malefício a quem consome. O bandido também começa manuseando um revólver de baixo calibre até chegar ao fuzil. A proibição da marcha veio na hora certa.
"À mulher de César não basta ser honesta, tem também de parecê-lo". E a história tem se repetido entre famosos que não se curvaram perante esse ditado popular – e verdadeiro! A ele sucumbiram Bill Clinton no salão oval da Casa Branca, Renan Calheiros nas alcovas de Brasília, o ex-governador de Nova York nos prostíbulos de luxo de Manhattan e, agora, o craque Ronaldo, envolvendo-se com travestis! O que está feito não está por fazer, mas tudo pode servir de exemplo para os outros não repetirem, o que pode ser consolo, mesmo que masoquista, para aqueles que não souberam se comportar perante a sociedade.
Até que enfim leio nota de bom senso sobre o caso Ronaldo, escrita por Rose Esquenazi: "Ele pode fazer o que quiser na vida" (JB, dia 6, pág. B4). A vida é dele, as opções, idem, e as conseqüências, também. Não precisa do perdão de pessoa alguma.
Salário
O escalonamento dos salários em qualquer economia séria deverá estar sempre em consonância com o seu tamanho e vigor, para que não seja criada uma situação artificial, danosa a todo o sistema produtivo. As categorias profissionais protegidas por poderosos sindicatos, com certeza obterão nas negociações ganhos semelhantes ao índice concedido ao mínimo. O aumento dos preços ao consumidor verificados nos supermercados e no comércio em geral, no meses de março e abril, é um reflexo desse equívoco. Reajustar salários por decreto, sem base econômica, representa uma medida irresponsável e populista.
Fonte: JB Online

Em destaque

Para equipe de Haddad, trajetória de endividamento é o maior desafio

Publicado em 20 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Equipe econômica vê pouco espaço político para no...

Mais visitadas