Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, janeiro 30, 2007

Candidatura do PT à presidência da UPB pode ser anulada hoje

Chapa petista é suspeita até de ter falsificado assinaturas de prefeitos


A chapa encabeçada pelo prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro (PT), na disputa pela presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), pode ser impugnada hoje. Inscrita ontem, a chapa apresenta ilegalidades, de acordo com a comissão eleitoral da entidade, entre elas a inscrição de gestores que estão com a situação irregular com a UPB – que não pagam as taxas devidas, o que ocorre com Ibiassucê, por exemplo – e até suspeitas de falsificação de assinaturas.
Do ponto de vista jurídico, a tendência é que a chapa, composta por 48 prefeitos e encabeçada pelo petista, seja anulada, caso a comissão encontre muitas ilegalidades. Se isso ocorrer, a eleição para a presidência da UPB, que acontece amanhã, terá apenas um candidato: Orlando Santiago, representante do PFL e partidos aliados e prefeito de Santo Estevão. Ao contrário do que ocorreu com o adversário, nenhuma irregularidade foi detectada entre os 48 nomes apresentados pelo pefelista.
A prefeita de Várzea Nova, Maria Ires Gomes (PP), não teve força política para formar uma chapa, que obrigatoriamente deve possuir 48 nomes de gestores, inclusive com vice-presidentes regionais. Por conta disso, ela retirou a candidatura para compor a chapa de Carlos Brasileiro, como primeira vice-presidente.
Para o PFL e partidos aliados, a disputa com apenas dois nomes fortalece a candidatura de Orlando Santiago. Isso porque as prefeituras comandadas pelo PT e legendas ligadas ao novo governo do estado possuem um número inferior de prefeituras. Além disso, eles apostam na vontade dos prefeitos baianos de ter uma UPB independente e que possa lutar junto aos governos federal e estadual, ambos comandados pelo PT, pelas reivindicações municipalistas, a exemplo da divisão mais justa do bolo tributário com os municípios.
“Lutamos por uma UPB independente, que não baixe a cabeça para o governo federal ou estadual. Lutamos pelo municipalismo, em nome de todos os prefeitos. Nossa candidatura é para somar, e não para dividir. Não estamos a serviço de ninguém, apenas dos prefeitos. Queremos uma UPB mais forte”, disse o prefeito de Santo Estevão, que conta com o apoio de gestores da base do Executivo baiano, inclusive do PMDB, partido que ontem anunciou o apoio a Carlos Brasileiro.
Orlando Santiago afirmou que espera contar com os votos de prefeitos que haviam declarado o voto à prefeita de Várzea Nova. “Ela vendeu algo que sabia que não teria. Ela sabia que não seria candidata, e acabou, na realidade, atuando para favorecer o PT. Na minha candidatura, meus companheiros sabem que podem confiar”, declarou.
A chapa encabeçada por Orlando Santiago terá como candidato a primeiro vice-presidente da UPB o prefeito de Taperoá, Ito Meireles (PRP); o gestor de Gavião, Joaquim de Oliveira Cunha (PFL), como segundo vice-presidente; Eduardo de Oliveira Pontes (PFL), de Cândido Sales, como primeiro secretário; Deusdete Fagundes de Brito (PFL), de Igaporã, como primeiro tesoureiro; e Mário Paulo Fernandes Ribeiro PP), de Santanópolis, como segundo tesoureiro.
Carlos Brasileiro tem em sua chapa, além de Maria Ires Gomes, os gestores: Manoel Gabriel dos Santos (PP), de Barra do Mendes, como segundo vice-presidente; Carlos Antônio Azevedo de Queiroz (PFL), de Aramari, como primeiro secretário; Marco Antonio Lacerda Brito (PMDB), de Itororó, como segundo secretário; Antônio Carlos Fonseca Gomes (PMDB), de Tapiramutá, como primeiro tesoureiro; e Djalma Gusmão da Silva (PR), de Cordeiros, como segundo tesoureiro.
A eleição para a presidência da UPB acontece amanhã, das 9h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia. Serão 388 prefeitos aptos a votar. O resultado será proclamado no mesmo dia, assim como a posse do vencedor. A eleição será presidida pelo prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (PFL), atual titular do cargo.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas