Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, fevereiro 24, 2023

Não falta agora quem acene ao PT com a “defesa do controle social” do BC

Publicado em 24 de fevereiro de 2023 por Tribuna da Internet

O presidente Lula na cerimônia de posse da diretoria do BNDES realizada na segunda-feira, 6.

Para Lula, é fácil defender uma ideologia de conveniências

Felipe Moura Brasil
Estadão

Os especialistas em dar legitimidade pretensamente técnica ou intelectual a interesses políticos geralmente conquistam, pela adequação a eles, os afagos, cargos e microfones que jamais conquistariam pela capacidade técnica ou intelectual, cujo exercício requer não só compromisso com a verdade, mas fibra moral para lidar com as reações hostis dos poderosos a ela.

Mesmo ideias oriundas de reflexões genuínas e debates autênticos podem ser adaptadas ou desvirtuadas para atender a demandas de outra natureza, escondidas sob o manto da teoria acadêmica.

O “garantismo”, com frequência, atende e encobre o desejo de impunidade de autores de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e peculato; o “desenvolvimentismo” faz o mesmo com a avidez de governantes e parlamentares por torrar dinheiro do povo sem cortar privilégios; o “multilateralismo” e a “multipolaridade” servem de muleta à aliança com potências autocráticas; e “a autodeterminação dos povos” virou desculpa para jamais criticar ditaduras amigas.

“DEMOCRACIA” NO BC – Assim como o discurso de “criminalização da política” rende cargos de procuradore-gerais da República e da Justiça, nos quais se agrada à classe com a extinção de força-tarefa ou grupo anticorrupção, não falta agora, em meio aos ataques de Lula a Roberto Campos Neto, quem acene ao PT com a defesa do “controle social do Banco Central” e de uma política monetária que incorpore a “democracia”, sem ficar “refém do mercado especulativo” com alta de juros.

É a variação econômica da velha defesa petista de “controle social” e “democratização” da mídia, usada para pressionar empresários da comunicação por coberturas favoráveis e legitimar repasses de verbas federais à “mídia independente” (dos fatos) e “alternativa” (à realidade).

Esta mídia foi batizada por José Serra, em 2010, como rede de “blogs sujos” que faz “patrulhamentos e perseguições sistemáticas” a jornalistas.

IDEIAS CONVENIENTES – Lula sempre pescou no mercado dos gurus de esquerda as ideias mais convenientes à sua ambição de controlar (ou intimidar) instituições e demais meios de ação e influência, dissimuladamente, bem como de culpar os outros por eventuais crises.

É mais fácil, por exemplo, do que segurar a inflação com responsabilidade fiscal, ajuste e reformas.

Embora os salários ainda sejam menos atraentes que os R$ 290 mil que Dilma Rousseff poderá ganhar no banco dos BRICS ou o mínimo de R$ 80 mil que Aloizio Mercadante fatura no BNDES, a disputa por diretorias do BC no governo Lula está tão acirrada quanto por vagas no Supremo. Há sempre uma ideologia velha para abrigar um populista cansado.

Em destaque

Quais são as propostas em tramitação na Câmara e no Senado que realmente interessam aos brasileiros?

  Foto: Leonardo Sá/Agência Senado/Arquivo Congresso Nacional 24 de dezembro de 2024 | 11:20 Quais são as propostas em tramitação na Câmara ...

Mais visitadas