Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Afastamento de investigados na Faroeste foi pedido pelo MPF para manter ordem pública


por Cláudia Cardozo

Afastamento de investigados na Faroeste foi pedido pelo MPF para manter ordem pública
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias | TJ-BA

O afastamento por mais um ano dos desembargadores e magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) investigados na Operação Faroeste foi solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a petição assinada pela subprocuradora-Geral da República, Lindôra Araújo, o afastamento dos magistrados expiraria nesta sexta-feira (5). Ela diz que o afastamento é necessário para o bom andamento das investigações e preservação da ordem pública.

 

O afastamento por mais um ano foi acatada pelo ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e é válida para os desembargadores Gesivaldo Britto, Maria do Socorro, José Olegário e Maria da Graça Osório Pimentel Leal, além dos juízes Sérgio Humberto de Quadros Sampaio e Marivalda Moutinho e o servidor Antônio Roque. A ação penal contra os réus foi recebida pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no dia 6 de maio de 2020 (veja aqui). 


Desde a deflagração da Operação Faroeste, em novembro de 2019, o MPF já ofereceu seis ações penais contra os investigados e outras estão em fase de maturação. O órgão trabalha em seis linhas de investigação autônomas, cada uma trazendo os respectivos envolvidos e a dinâmica delitiva. O MPF indica que os réus, “não satisfeitos com a multiplicação jurídica das terras na região de Coaceral, moldaram idêntica investida na região de Estrondo, que somadas devem ultrapassar 800.000 hectares”. 

 

No dia 9 de dezembro do ano passado, todas as testemunhas arroladas pelo Ministério Público foram ouvidas em uma audiência que iniciou às 9h da manhã e terminou às 0h30 do dia 10 de dezembro. Na próxima terça-feira (9), serão ouvidas as testemunhas de defesa.

Bahia Notícias

Em destaque

Prezado Júnior de Santinha, a responsabilidade pela destruição de Jeremoabo não é exclusiva de Deri do Paloma

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por VALDOMIRO JUNIOR (@jrnoticias.com.br) Nota da redação deste ...

Mais visitadas