Publicado em 1 de janeiro de 2021 por Tribuna da Internet
Pedro do Coutto
Abrir a janela da esperança foi uma frase do artigo de Miriam Leitão, O Globo de 31 de dezembro. Nada melhor do que a janela da esperança para que todos possamos aguardar dias melhores do que aqueles que terminaram ontem na passagem de um ano para outro. Na realidade, 2020 foi um péssimo período para os assalariados brasileiros que, exceção do mínimo, tiveram prejuízos acumulados ao longo de 12 meses, tendo de enfrentar a escala inflacionária, tendo de amargar suas perdas.
Isso porque temos que se confrontar a taxa inflacionária registrada pelo IBGE com os valores imobilizados na estrada salarial.
ARROCHO SALARIAL – Por exemplo: o salário mínimo foi reajustado em 5,2%, em decorrência da curva do custo de vida admitido pelo governo para o período que terminou ontem. A inflação de novembro de 2019 a 2020 foi de 3,9%, mas como o ministro Paulo Guedes estima que o índice inflacionário registra 1,3% no mês de dezembro, chegamos então a 5,2%.
Pela lei em vigor, o reajuste do salário mínimo aplica-se automaticamente aos aposentados e pensionistas do INSS. Os demais salários do país, incluindo os funcionários federais, estaduais e municipais são envoltos pela corrente de 0%. A isso se chama arrocho salarial.
EQUIPARAR POR BAIXO – A política do salário mínimo faz com que todos os anos aumente o número daqueles que descem a escada social, passando a se integrar no piso nacional. Ou seja, se a remuneração dos que ganham mais do que o mínimo não for alterada, no decorrer do tempo os 33% dos trabalhadores e funcionários que ganham acima do piso vão se deparar com sua própria inclusão na faixa do mínimo.
A longo prazo, será o resultado da política imposta pelo ministro Paulo Guedes, uma equiparação por baixo.
Os preços sobem, como ocorre no dia a dia, enquanto os salários afundam em uma temperatura congelada.
E A PROFECIA? – Aliás por falar em política econômica, pergunto ao ministro Guedes como ficou sua profecia de que a reforma previdenciária iria permitir uma economia anual de 100 bilhões de reais, o que levaria no final da década a um trilhão de reais.
Os preços do ouro e do dólar avançaram, o que a meu ver comprova o descontrole do projeto que leva o nome do ministro da Economia.
Por fim, muito bonito o poema de José Eduardo Agualusa, edição de ontem de ontem de O Globo. Vamos esperar.