Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, julho 30, 2016

A pergunta que não quer calar; " quem está com os direitos políticos suspensos, pode ser Presidente de Partido Político?





Filiação a partido de cidadão com direitos políticos suspensos por condenação criminal é nula

 Ouça matéria sobre o tema.
Veja o vídeo do julgamento.
Filiação a partido político de cidadão que está com os direitos políticos suspensos em razão de condenação criminal transitada em julgado não é válida. Assim, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram, na sessão desta terça-feira (6), recurso apresentado por Antonio Francisco da Silva que solicitava o deferimento do registro de sua candidatura a vereador de Selvíria, no Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2012.
Relatora do recurso, a ministra Laurita Vaz informou que, pelos autos do processo, Antonio Francisco estava com os direitos políticos suspensos no momento da filiação partidária.
“Hipótese em que, estando o recorrente [Antonio Francisco] com os direitos políticos suspensos na oportunidade da filiação, em decorrência de condenação criminal transitada em julgado, e não havendo notícia do cumprimento ou extinção da pena, não poderia ele atender ao requisito da filiação partidária no prazo de um ano antes do pleito”, destacou a ministra.
Ela lembrou que, segundo legislação eleitoral, só pode filiar-se a partido político o eleitor que estiver no pleno exercício dos direitos políticos. “Portanto, é nula a filiação realizada durante o período em que se encontram suspensos os direitos políticos, em razão de condenação criminal transitada em julgado, e é o caso dos autos”, disse a relatora.
EM/LF
Processo relacionado:Respe 11450
JEREMOABO BAHIA

Partido
Presidente
Filiados
PP - 11
DERISVALDO JOSÉ DOS SANTOS
244
PDT - 12
BENEDITO PINHEIRO DOS SANTOS
24
PT - 13
MARIA DAS DORES SERAFIM DOS SANTOS
65
PTB - 14
ANTONIO MANOEL DE CARVALHO DANTAS
95
PMDB - 15
JOÃO DA SILVA VARJÃO NETO
462
PSL - 17
JOSE BATISTA DE CARVALHO
133
PTN - 19
JOSE FABIO DOS SANTOS
48
PSC - 20
JOSE LUIZ SANDES DE CARVALHO
195
PR - 22
PEDRO BOMFIM VARJÃO
113
PPS - 23
ANTONIO JOSE DOS SANTOS
21
DEM - 25
LUIS CARLOS BARTILOTTI
 204
PSB - 40
JOSÉ DOMINGOS FILHO
36
PEN - 51
PEDRO PEREIRA DA SILVA FILHO
6
PSD - 55
JOÃO BATISTA MELO DE CARVALHO
76
PC do B - 65
MARIA JOSE DE JESUS
49
PT do B - 70
VALADARES FARIAS NETO
7
SD - 77
JOSEFA ALBERTINA CARVALHO DOS SANTOS
15
PROS - 90
MARCELO BOMFIM ARAUJO
9
Posição: 03.07.2016

Nota da redação deste Blog -   Somente poderá filiar-se a partido político o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos.
  Endende-se que, se o "tista de deda" não pode ser filiado, pior presidente de partido político. 
A Lei 8.429/92 disciplinou em seus art. 9º, 10º e 11 "quem causar danos ao erário, causar prejuízo ao patrimônio público ou violar os princípios da administração pública" comete atos de Improbidade Administrativa e serão penalizados, com a suspensão dos direitos políticos, que é forma de privar parcialmente o agente ímprobo da pratica delituosa de exercer o direito de votar e ser votado. 
 Pleno exercício dos direitos políticos: Causas de perda do exercício dos direitos políticos encontram-se no art. 15 da CF: O direito político refere-se à qualidade de votar e ser votado, de participar da vida cívica como cidadão pleno de uma sociedade, é ter o direito de participar das deliberações no âmbito público estatal. Há casos em que há perda, em outros a suspensão de tais direitos.


Acorda DERI e Eleitores de Jeremoabo, senão vocês passarão batidos novamente...

 
direito

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas