Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, setembro 12, 2007

TJ abre inquérito contra a juíza Olga Guimarães

Suspeita de associação com o narcotraficante internacional Bautista, magistrada pode perder o cargo


A juíza Olga Regina Santiago Guimarães pode perder o cargo na magistratutra por suposto envolvimento com o narcotraficante do cartel colombiano Gustavo Durán Bautista. A assessoria do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Benito Figueiredo, confirmou ontem a solicitação da presidência feita à corregedoria do TJ para que fosse aberto inquérito disciplinar contra a magistrada. Se as investigações confirmarem que a juíza beneficiou o traficante em seus julgamento, ela poderá ser punida com advertência, suspensão, aposentadoria compulsória ou demissão.
O inquérito adminsitrativo foi solicitado anteontem, mesmo dia em que Olga Guimarães foi empossada na 47ª Vara de Substituição, na comarca de Salvador, junto com mais 49 juízes. À imprensa, Benito Figueiredo classificou de graves as acusações imputadas a Olga Santiago. Ela e o marido, Balduíno Santana, estariam recebendo dinheiro para favorecer Bautista em julgamentos.
Um inquérito criminal já havia sido aberto contra a juíza na última quinta-feira, em razão de gravações comprometedoras entre Olga Gimarães, o marido Balduíno e o traficante Bautista, feitas pela Operação São Francisco, da Polícia Federal. As investigações estão sendo conduzidas pelo desembargador Antônio Roberto Gonçalves, e correm sob segredo de justiça.
A promoção e conseqüente posse da juíza, da comerca de Cruz das Almas para a capital, por antiguidade, causou repercussão nacional. O escândalo da magistrada baiana foi noticiado pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, no último sábado e, desde então, recebe cobertura constante da midia em todo o país.
Segundo a matéria do JN, em 2001, quando respondia pela Vara Crime de Juazeiro, Olga Santiago inocentou Gustavo Bautista num processso aberto contra o colombiano depois que foi flagrado com cocaína em uma fazenda de frutas.
O traficante é suspeito de integrar o cartel do colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, o Chupeta, e voltou a ser preso no mês passado, com 500kg da droga. Abadia também foi preso em agosto, em São Paulo, durante a Operação São Francisco. A PF acredita que Bautista transportou à Europa um total de cinco toneladas de cocaína.
Anteontem, o Jornal Nacional informou que a PF detectou que Olga Guimarães e o marido dela, Balduíno Santana, receberam três pagamentos de Bautista. Em uma das gravações, a magistrada declara: “Estive lá na Polícia Federal e está tudo OK com as fichas de antecedentes”; e Bautista responde: “Está bom, doutora, amanhã eu vou colocar aquele negócio que o senhor Balduíno me falou”. O narcotraficante, que teria pedido ajuda para recuperar R$10 milhões retidos na Europa, ligou para o marido da juíza confirmando que teria feito um depósito de R$14,8 mil.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

Semana da Cultura Evangélica agita a cidade de Vitória da Conquista

  O evento que acontece entre os dias 01 a 09 de novembro com programação variada,  também receberá nomes da música gospel nacional, Theo Ru...

Mais visitadas