Publicado em 27 de maio de 2022 por Tribuna da Internet
Nelson de Sá
Folha
Reuters, com fontes em Washington e Brasília, e Bloomberg, citando declaração de Jair Bolsonaro para Folha, CNN Brasil e outros, despacharam que o brasileiro aceitou o apelo para se encontrar com Joe Biden na Cúpula das Américas, nos EUA, em audiência no Planalto a Chistopher Dodd, enviado pela Casa Branca.
“Biden enviou uma pessoa especialmente para conversar comigo”, falou Bolsonaro. “Encontrei com Biden no G20 e ele passou como se eu não existisse. Mas foi com todo mundo, não sei se é a idade.”
TRUMP E NIÓBIO – Com Trump, Bolsonaro acrescentou, “estava indo muito bem, tínhamos coisas combinadas para fazer aqui no Brasil, entre elas explorar nióbio”. Há uma semana, ele ofereceu a exploração do minério a Elon Musk, que recusou por não estar em seu “radar, no momento”.
Também com fontes americanas e brasileiras, a Reuters noticia que Lula enviou o senador Jaques Wagner para se encontrar com autoridades em Washington, “parte de um esforço de Lula e dos EUA para superar a persistente desconfiança um do outro”. Um ponto de aproximação seria meio ambiente.
A notícia ecoou, entre outros, no portal Guancha, de Xangai.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro é igual ao personagem Ofélia, “só abre a boca quando tem certeza…”. A incontinência verba do presidente é algo absurdo, altamente prejudicial ao país. Perdeu apoio da Franca, ao criticar grosseiramente a mulher do presidente Emmanuel Macron. Agora, debocha da idade do presidente Joe Biden, sem o menor propósito, justamente quando o governante dos EUA busca uma maior aproximação com o Brasil. Uma mordaça não faria mal ao presidente Bolsonaro. (C.N.)