Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, setembro 29, 2021

Hang nega financiar fake news, tumultua a CPI ao exibir cartaz e seu advogado é expulso

Publicado em 29 de setembro de 2021 por Tribuna da Internet

Hang usa CPI para exibir de graça comercial da Havan em TVsMarcela Mattos e Filipe Matoso
G1 — Brasília

O empresário Luciano Hang irritou a CPI da Covid ao levar placas com dizeres como: “Não me deixam falar”. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), pediu para que as placas fossem retiradas e suspendeu a sessão. Omar também pediu que um advogado de Hang, que se envolveu em discussão com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), deixasse a sessão.

No início de sua fala, o empresário disse que a morte de sua mãe foi usada politicamente e foi rebatido por Aziz. O nome de Regina Hang fora citado no caso Prevent Senior, porque a operadora teria ocultado a causa da morte dela

MORTE DA MÃE – Pouco antes da confusão causada pelas placas, Aziz criticou a postura de Hang e citou o caso da mãe do empresário: “Eu se tivesse a sua condição, levava a minha mãe na Lua, não na Prevent Senior. […] Esse é o patriota que tem a Estátua da Liberdade na frente de sua loja. E os palhaços vieram aqui hoje”.

Empresário bolsonarista é suspeito de ter financiado a divulgação de conteúdo falso, em especial sobre tratamentos ineficazes contra a Covid-19.

“Quero afirmar aqui nesta Casa, com a consciência tranquila e com a serenidade de quem tem a verdade a seu lado, que não conheço, não faço e nunca fiz parte de nenhum gabinete paralelo. Nunca financiei nenhum esquema de fake news e não sou negacionista”, declarou Hang no início do depoimento.

CONTAS NO EXTERIOR – No depoimento, Hang também disse que tem contas no exterior, declaradas à Receita; a morte da mãe dele foi usada politicamente; continuará postando opiniões nas redes sociais; e fake news atribuem a rede Havan a filhos de Lula e Dilma.

Em maio deste ano, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Luciano Hang. A operação mirou o suposto envolvimento de políticos, empresários e blogueiros na disseminação de conteúdo falso na internet.

Aos senadores nesta quarta, o empresário disse que não é e “nunca” foi contra vacinas. “Tanto que disponibilizei todos os nossos estacionamentos como pontos de vacinação. Além disso, juntamente com outros empresários, fizemos campanha para que a inciativa privada pudesse comprar e doar para acelerar o processo de imunização”, declarou.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO – Segundo Hang, as opiniões deles são publicadas em redes sociais. “

Como qualquer brasileiro, resguardado pela nossa Constituição e pela democracia, não abro mão da minha liberdade de expressão”, afirmou.

“O senhor tem conta no exterior?”, indagou novamente Renan Calheiros.  “Temos”, respondeu o empresário.

REDE HAVAN – Ainda no depoimento, Luciano Hang disse que a rede Havan é conhecida, mas o dono, “desconhecido”. Segundo ele, há uma fake news segundo a qual a rede pertence aos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à filha da ex-presidente Dilma Roussef.

“Quem falava isso?”, indagou Omar Aziz. “O povo”, respondeu Hang.

“O povo não vai inventar uma história dessas”, respondeu Aziz. O senador Humberto Costa (PT-PE), então, disse que quem fez a afirmação foi a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP).

“É isso, Humberto, até a deputada caiu na fake news”, disse Luciano Hang. “Ela não caiu, ela criou. É diferente”, respondeu Humberto Costa.

FINANCIAMENTO DE BLOGUEIRO – Documentos obtidos pela CPI e revelados pela TV Globo apontam que Hang teria financiado o blogueiro Allan do Santos, também bolsonarista e investigado pela disseminação de fake news.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, teria intermediado o contato entre o empresário e o blogueiro.

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas