segunda-feira, junho 22, 2026

Moribundo,Edvaldo, ex-comunista “caí” no colo dos golpistas bolsonaristas

 em 22 jun, 2026 4:00

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Quem não é leal ao seu projeto, dificilmente será leal ao povo.”

 A frase acima do eterno governador e professor Marcelo Déda que foi um exemplo com uma trajetória de esquerda sempre pautada na ética e no compromisso com os ideais que nortearam a carreira política dele, é para lembrar ao ex-prefeito Edvaldo Nogueira – que foi prefeito pela primeira vez em 2006  pelo PCdoB graças a renúncia de Déda para disputar o governo estadual – que é melhor uma derrota forjada no pensamento que sempre teve (pelo menos no discurso) do que, partir para o desespero eleitoral, com a derrota iminente que ocorrerá este ano.

 Edvaldo Nogueira, que em 2024 assumiu a camisa dos golpistas bolsonaristas ao se aliar na disputa da prefeitura, com o candidato dele, Luiz de Edvaldo, com Laércio Oliveira, o senador vassalo e subserviente da família Bolsonaro, teve como retribuição na semana passada o apoio do PP do senador. Edvaldo postou nas redes sociais como uma grande vitória. Na mesma rede social tem foto com Lula, na tentativa de enganar os eleitores de esquerda, especialmente os eleitores de Lula.

 Moribundo, prestes a derrocada eleitoral e a saída pela porta dos fundos da política, Edvaldo se agarrou na “tábua da salvação”, da extrema-direita, dos golpistas bolsonaristas que são contra a democracia e queriam o retorno da ditadura, ditadura que foi tão criticada por Edvaldo durante toda sua existência partidária.

 Que vergonha! Imagine os camaradas comunistas antigos de Edvaldo Nogueira do PCdoB, partido o qual ele foi militante quase toda vida em Sergipe.

 Será jogado pelo eleitorado sergipano para o limbo da história, onde estão aqueles condenados pelo pecado da incoerência, da demagogia e os estúpidos que acham mais espertos do que o eleitorado.

 

Constrangimento E pense no constrangimento para alguns sergipanos que sempre votaram na esquerda, inclusive em Edvaldo no passado. Não é que o moribundo ex-prefeito, tem coragem de convidar alguns deles para eventos com Laércio, Gustinho Ribeiro e cia. Como dizia o eterno Osmário: Arrepare! Daqui até o fim da disputa eleitoral ele pede voto para extremistas-golpistas…

Sergas 100% estatal O Governo de Sergipe concluiu um movimento estratégico para os próximos ciclos de desenvolvimento econômico do estado: assumiu 100% do controle acionário da Sergas. Após adquirir anteriormente a participação da Norgas e, agora, concluir a compra das ações da Mitsui por R$ 152,6 milhões, o Estado passa a comandar integralmente a distribuição de gás natural em Sergipe. A medida fortalece o planejamento energético diante da expansão do Hub Sergipe e do projeto Sergipe Águas Profundas. O objetivo é transformar a oferta crescente de gás em atração de indústrias, geração de empregos e maior competitividade.

 Sergas 100% estatal II Nos bastidores do governo, a avaliação é que o controle integral da Sergas fortalece o planejamento energético em um momento de expectativa de expansão da oferta de gás com projetos estruturantes. A aposta é usar esse protagonismo para atrair investimentos, ampliar a competitividade industrial, estimular emprego e renda e criar condições para tarifas mais equilibradas. Desta forma, Sergipe busca ocupar posição mais forte no cenário energético nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

Perguntar não ofende: a Fecomércio que administra o Sesc e o Senac – instituições do Sistema S, que operam fundos de natureza parafiscal (arrecadados pelo governo via folha de pagamento e fiscalizadas pelo TCU), pode colocar nome de pessoa viva em espaço público? Explica-se: a Fecomércio inaugurou em Aracaju a Casa do Comércio na Barão de Maruim, colocando o nome de Laércio Oliveira. Um desrespeito à lei que proíbe o nome de pessoas vivas no espaço público. Empresários estão enviando uma denúncia ao TCU perguntando pela legalidade do ato. É aguardar!

Perguntar não ofende II. Será que todas estas entidades não têm nomes de empresários que mereçam uma homenagem? Por exemplo, faleceu recentemente Stênio, da gráfica J. Andrade. Um grande homem e empresário, que fez crescer um legado iniciado pelos pais Jesonias Andrade e Maria Gonçalves Andrade. Uma história de destemor empresarial num período da ditadura militar. Para quem não sabe Jesonias ajudou muito os militantes de esquerda naquele período de censura. 

Perguntar não ofende III. Tem MPSE ou TJSE em Itaporanga D`Ajuda? Lá tem uma escola municipal “Prefeita Maria das Graças Souza Garcez”. A ex-prefeita está “vivinha da Silva”, inclusive exerce hoje o mandato de deputada estadual. E aí? Pode isso Arnaldo? E um detalhe curioso: a escola fica vizinha ao fórum do TJSE. 

 Toda solidariedade aos abnegados da SSP/SE: André David, ao querer ser “dono” da segurança em SE, André David mostra que não está preparado para um mandato parlamentar E o delegado André David – que está há um ano e meio na PMA, como secretário e deixou o cargo para ser candidato  – vem tentando alinhar a segurança pública como uma bandeira dele, alinhada aos bolsonaristas cujo PL é hoje contra o candidato da prefeita Valmir de Francisquinho – lembre André que eles não defendem a democracia – e não só levou uma resposta do governador, mas vem sendo refutado por colegas da SSP por conta do narcisismo exacerbado dele do “eu sozinho”.   

“Sergipe era o estado mais violento do Brasil, você já era delegado” No site Isto É Sergipe, Cleiton Bianucci foi feliz quando escreveu: Em entrevista de rádio nesta sexta-feira, 19, Fábio Mitidieri questionou o oportunismo eleitoral do opositor. “Ele quer pegar carona na segurança pública de um estado que, por três anos seguidos, foi o mais seguro do Nordeste (…) Ele foi secretário municipal de Aracaju por um ano, mandando na Guarda Municipal, e quer dizer que a segurança pública de Sergipe foi feita por ele? Lembre que quando Sergipe era o estado mais violento do Brasil, você já era delegado”, disse o governador. Ao afirmar que segurança pública “não se faz com tiro, porrada e bomba”, Fábio Mitidieri reposiciona o debate no campo da responsabilidade. O modelo do espetáculo — que costuma vender soluções fáceis para problemas complexos — pode até render aplauso no palanque e nas redes sociais, mas não sustenta uma política pública séria. Segurança não se faz apenas com discurso duro, nem com bravata de campanha. Segurança se faz com inteligência, investimento, tecnologia, investigação qualificada e integração entre as forças policiais.  Vale à pena o leitor conferir toda entrevista aqui.

 Valmir de Francisquinho recebe adesões em Propriá e Simão Dias A pré-campanha de Valmir de Francisquinho ao Governo do Estado recebeu novos apoios políticos no interior de Sergipe. Lideranças de expressão de Propriá e Simão Dias oficializaram alinhamento ao projeto, consolidando o crescimento e a musculatura da pré-candidatura em regiões estratégicas do Baixo São Francisco e do Centro-Sul sergipano.No município de Propriá, a frente de oposição liderada por Valmir foi robustecida pelas chegadas do vice-prefeito Samuel da Cunha, dos ex-prefeitos Renato Brandão, José Américo Lima e Iokanaan Santana, e do vereador João Paulo. Já em Simão Dias, o fortalecimento veio diretamente da Câmara Municipal, com a adesão em bloco dos vereadores Roberval Santana, Jefferson da Salobra, Dudu de Raimundo, Odilon Bispo e da vereadora Irailde de Oliveira. Também declarou apoio o ex-prefeito Luiz Alberico.

Peso político Valmir de Francisquinho destacou o peso político e a responsabilidade trazida pelos novos aliados: “Receber o apoio de lideranças tão importantes em Propriá e de uma bancada de vereadores valorosos em Simão Dias mostra que Sergipe está pronto para um novo caminho. Propriá e o Baixo São Francisco precisam resgatar o desenvolvimento econômico, assim como o Centro-Sul quer um governo que olhe de verdade para o povo. Estamos unindo pessoas que querem libertar o nosso estado e trabalhar de ponta a ponta”. Com essas movimentações, a pré-campanha de Valmir sinaliza que deve acelerar ainda mais o ritmo de articulações e visitas ao interior do estado nas próximas semanas.

 

 

 

 

 

 

 

Alto e Médio Sertão Somar esforços para promover melhorias na infraestrutura viária, na mobilidade urbana e na segurança pública do Alto e Médio Sertão sergipano é uma das prioridades defendidas pelo pré-candidato ao Senado e presidente estadual do União Brasil, André Moura. Na sexta-feira (19), em Nossa Senhora da Glória, o líder político cumpriu agenda ao lado do governador Fábio Mitidieri (PSD) durante a assinatura de seis ordens de serviço que somam mais de R$ 143 milhões em investimentos. Os recursos serão destinados à implantação de rodovias estruturantes, equipamentos de segurança e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.A solenidade, realizada na Praça Antônio Alves de Oliveira, no centro do município, também marcou a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Nossa Senhora da Glória, representando um investimento superior a R$ 31,4 milhões em um dos maiores complexos de segurança pública do interior de Sergipe.

Segurança pública “Junto com Fábio Mitidieri, tenho a satisfação de anunciar mais um importante conjunto de investimentos do Governo do Estado, voltado ao fortalecimento da infraestrutura, da mobilidade urbana e da segurança pública nesses quatro municípios estratégicos para Sergipe”, declarou André Moura, que tem como uma de suas principais bandeiras a defesa do endurecimento das penas para crimes de feminicídio.

Complexo da SSP em Glória Na área de infraestrutura viária, foram autorizadas as obras de implantação e pavimentação da SE-303, no trecho entre a Usina Hidrelétrica de Xingó e a Rodovia SE-230, em Canindé de São Francisco, além da pavimentação do acesso rodoviário à SE-200, também no município sertanejo. Outra intervenção prevista é a implantação de uma ciclovia ao longo da SE-230, em Feira Nova. Sobre a construção do novo CISP em Nossa Senhora da Glória, obra que ampliará a estrutura de atendimento das forças de segurança e reforçará a presença do Estado na região, o secretário da Segurança Pública, João Eloy, destacou a importância do empreendimento. “Teremos, nesse primeiro complexo construído em Sergipe, a atuação integrada da Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Caatinga, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e de outros órgãos, garantindo mais estrutura e eficiência no combate à criminalidade”, afirmou.

 

Foto: Janaína Santos/Ascom

 

 

 

 

 

 

 

 

Tradições valorizadas Ontem, 21, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) marca presença no tradicional Casamento do Matuto, em Monte Alegre de Sergipe, celebrando a força da cultura popular e reforçando o diálogo com o povo sergipano. Recebido pelo prefeito Evandro Silva e importantes lideranças da região, o momento reafirma seu compromisso com a valorização das tradições e das raízes do nosso estado. “Hoje vivi uma experiência daquelas que ficarão, para sempre, em minha memória e em meu coração no tradicional Casamento do Matuto, em Monte Alegre de Sergipe. Estar ao lado do povo, celebrando essa manifestação tão rica da nossa cultura, é reafirmar o valor das nossas raízes e da identidade do sertão sergipano. Essas tradições carregam a memória, a força e a história do nosso povo. Valorizar a cultura popular é também fortalecer quem somos, preservar nossa essência e garantir que as futuras gerações continuem se reconhecendo nela. O povo sertanejo tem orgulho da sua história, e eu sigo firme na defesa da nossa cultura, das nossas tradições e do nosso povo”, reforçou Rogério.

foto Ascom Seed 

Creche-escola O Governo do Estado inicia a semana com a inauguração da primeira Creche-escola do programa Ameei no município de Lagarto, nesta segunda-feira, 22, às 9h30. Com infraestrutura moderna e espaços acolhedores, a unidade, do modelo Tipo 1, recebeu investimento superior a R$ 5,6 milhões e tem capacidade para comportar cerca de 216 crianças da Educação Infantil, com idades entre 0 e 6 anos de idade. Esta é a 95ª obra da Educação entregue em 42 meses de gestão. No período, mais de R$ 236 milhões já foram investidos na transformação da educação sergipana.

Prefeitura de Lagarto antecipa salários e paga servidores efetivos com 11 dias de antecedência A Prefeitura de Lagarto realizou na sexta-feira, 19, o pagamento dos salários dos servidores públicos efetivos do município, mantendo o compromisso de valorização do funcionalismo e responsabilidade com as finanças públicas. Com a medida, os vencimentos foram depositados com 11 dias de antecedência em relação ao calendário regular. A antecipação foi autorizada pelo prefeito Sérgio Reis, garantindo que os servidores tenham acesso aos seus salários antes do fim do mês. A iniciativa reforça a política de equilíbrio fiscal da gestão municipal e demonstra respeito aos trabalhadores que atuam diariamente na prestação dos serviços públicos.

Economia local Além de beneficiar diretamente os servidores e suas famílias, a antecipação salarial também contribui para o fortalecimento da economia local, injetando recursos no comércio e estimulando a circulação de renda no município. “Pagar em dia é obrigação. Pagar antecipado é demonstração de planejamento, respeito e compromisso com quem trabalha para fazer Lagarto avançar todos os dias”, destacou o prefeito Sérgio Reis.A gestão municipal tem mantido a regularidade dos pagamentos desde o início do mandato, consolidando uma administração pautada pela responsabilidade financeira e pela valorização do servidor público.

 

 

 

 

 

 

 

Prefeita Emília inaugura nova sede do Projeto Novo Olhar e amplia atendimento oftalmológico pelo SUS A prefeita Emília Corrêa inaugurou na manhã do último  sábado, 20, a nova sede do Projeto Novo Olhar, que passa a concentrar, em um único espaço, consultas, exames e cirurgias oftalmológicas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. A entrega representa um avanço na assistência à saúde ocular, ampliando a capacidade de atendimento e proporcionando mais agilidade, conforto e eficiência aos usuários da rede municipal. A unidade foi planejada para oferecer um atendimento mais humanizado e resolutivo. O espaço conta com cinco consultórios destinados aos atendimentos ambulatoriais e duas salas cirúrgicas totalmente equipadas para procedimentos oftalmológicos. Com capacidade para realizar mais de 3 mil atendimentos por mês, o equipamento contribuirá para ampliar o acesso aos serviços especializados e reduzir a demanda reprimida na capital.

Avanço na organização da rede municipal Durante a inauguração, a prefeita Emília Corrêa destacou que a nova estrutura representa um importante avanço na organização da rede municipal de saúde.  “Estamos entregando um equipamento que oferece dignidade e mais qualidade no atendimento à população. Agora o paciente pode realizar consulta, exames e, quando necessário, a cirurgia no mesmo local, com mais conforto, agilidade e eficiência. É esse o modelo de saúde que queremos construir: mais humano, integrado e resolutivo”, afirmou.

Portal Infonet 

Em destaque

Novo penduricalho dá seis meses de folga a cada ano para os juízes e procuradores

Publicado em 22 de junho de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge reproduzida do Arquivo Google Raphael Di Cun...

Mais visitadas