Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, outubro 19, 2024

STF suspende eleição antecipada para Mesa Diretora da Alese

 em 18 out, 2024 17:34

A assembleia afirmou que aguarda a notificação oficial do Supremo (Foto: Gabriel Jesus)

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para o biênio 2025-2027, que foi realizada em junho de 2023, foi anulada. A informação foi divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 18.

De acordo com o STF, a anulação foi proposta pela Procuradoria-Geral da República, em ação contra artigo do Regimento Interno da Alese, que, ao seu ver, permitiria que a eleição acontecesse em qualquer momento do primeiro biênio da legislatura. Assim, o processo eleitoral foi antecipado para um período muito anterior ao início do mandato.

Diante da situação, o ministro Alexandre de Moraes, através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7734, decidiu anular a eleição. Na liminar, o relator descreveu que a antecipação viola os princípios republicano e democrático e que o Tribunal já decidiu quanto à inconstitucionalidade deste processo.

Ainda conforme Moraes, a regra do regimento interno deve ser auxiliar para que as eleições da legislatura ocorram apenas a partir de outubro do ano anterior. Assim, a liminar será submetida ao Plenário para referendo.

Relembre o caso
No primeiro semestre de 2023, a Alese iniciou o processo eleitoral para a Mesa Diretora, com antecipação. No dia 6 de junho do ano passado, a assembleia reelegeu o deputado Jeferson Andrade (PSD) como presidente da mesa.

Conforme a legislatura, a antecipação do processo eleitoral foi aprovada por unanimidade na casa e elegeu a diretoria para o 2º biênio da 20ª Legislatura, com base nos artigos 7º e 10º da Resolução 33/2005 do Regimento Interno.

O que diz a Alese?

Em resposta ao Portal Infonet, a Assembleia Legislativa de Sergipe afirmou que ainda não foi oficialmente notificada sobre a decisão do ministro. “Uma vez notificada, a Assembleia cumprirá a decisão do Supremo”, completou a legislatura.

 

por Carol Mundim e Verlane Estácio com informações do STF

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe

Em destaque

Unicorp-TJBA: universidade avança em 2024 rumo ao interior com aberturas de polos avançados

  Foto: Divulgação Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães e Salvador são as sedes do...

Mais visitadas