Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, dezembro 23, 2020

Baleia ganha força na esquerda, que quer compromisso contra ‘ataques autoritários’ de Bolsonaro

Publicado em 23 de dezembro de 2020 por Tribuna da Internet

Baleia Rossi será o candidato de Maia a presidente da Câmara | VEJA

Candidatura de Baleia Rossi realmente está em crescimento

Cátia Mattoso
Folha

Integrantes de partidos de oposição dizem estar menos resistentes à ideia de que o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) possa ser o candidato à presidência da Câmara que vai representar o bloco do qual as siglas fazem parte. Parlamentares de PC do B, PDT e PSB afirmam que conta a favor do emedebista a expectativa de que, caso entre na disputa, ele tire do jogo a candidatura do correligionário Fábio Ramalho (MDB-MG), que tem votos tanto no MDB como fora dele.

O deputado mineiro teve 66 votos na última eleição. Embora não seja considerado tão competitivo, Ramalho poderia dividir votos no campo que se opõe a Arthur Lira (PP-AL), especialmente em uma briga extremamente acirrada. Por isso, é melhor aglutinar o máximo de apoios, avaliam membros de partidos de esquerda.

NO PRIMEIRO TURNO – O objetivo é não deixar a disputa ir para o segundo turno. Parlamentares avaliam que lançar mais de um candidato no bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) favorecerá o integrante do PP. É neste cenário que o nome de Baleia ganha força.

Além de Baleia, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) é outro forte candidato.

Partidos de esquerda querem definir até quarta (23) quem será o candidato do bloco. Eles atuam para que o PT –que quer colocar um nome na disputa– desista da ideia e acelere o processo. Os petistas só queriam definir um candidato em janeiro. A sigla se reúne nesta terça (22) para tratar do assunto.

PELA DEMOCRACIA – A minuta de “carta-compromisso” que circula entre os parlamentares de oposição pede que o próximo presidente da Câmara se compromet a proteger “a democracia” e as “instituições contra os ataques autoritários” do governo de Jair Bolsonaro.

As legendas de oposição exigem também  que nas próximas legislaturas não sejam pautados “projetos  que tenham cunho antidemocrático”.

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas