Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, novembro 26, 2018

Lava Jato de SP denuncia Lula por desvio de R$ 1 milhão

O ex-presidente teria recebido o pagamento milionário disfarçado de doação ao Instituto Lula, bancados pelo presidente da Guiné Equatorial


A denúncia foi feita pela Justiça Federal na Operação Lava Jato em São Paulo / Foto: Nelson Almeida/AFP
A denúncia foi feita pela Justiça Federal na Operação Lava Jato em São Paulo
Foto: Nelson Almeida/AFP
JC Online

Mais uma acusação da Operação Lava Jato é somada aos inquéritos do ex-presidente Lula. Desta vez a denúncia veio da Justiça Federal, que descreve o recebimento de R$1 milhão por parte de Lula, disfarçados na forma de uma doação do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Oblang, ao instituto Lula. A suposta doação falsa teria resultado na ampliação dos negócios do grupo brasileiro ARG no país africano.
A super transação teria ocorrido entre setembro de 2011 e junho de 2012, quando o petista já não assumia o cargo de presidente.
O Ministério Público Federal ressalta, por meio de denúncia, que o pagamento milionário não se trata de doação, mas de pagamento de benefícios a Lula, por ter influenciado os negócios do país africano durante o mandato do presidente Oblang.

Esta é a primeira denúncia que parte da Lava Jato de São Paulo contra o ex-presidente. 11 procuradores subscrevem a acusação.

Crimes

Também foi condenado o controlador do grupo ARG, Rodolfo Gianetti Geo, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Caso comprovado, Lula responderá apenas pelo crime de lavagem de dinheiro. O crime de tráfico de influência não se aplica ao ex-presidente por ele ter mais de 70 anos.
https://jconline.ne10.uol.com.br

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas