Por Andréia Sadi
O ministro Dias Toffoli na cerimônia em que tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal — Foto: CNJ/Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou em nota divulgada nesta sexta-feira (26) que o STF sempre defendeu a autononia e a independência das universidades, o livre exercício do pensamento e de manifestação.
Entre terça (23) e quinta-feira (25), pelo menos 13 instituições de sete estados foram alvos de operações autorizadas por juízes eleitorais destinadas a averiguar denúncias de campanha político-partidária dentro das universidades.
Na tarde desta sexta, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, também ministra do STF, afirmou que o TSE vai apurar "eventuais excessos" da Justiça Eleitoral ao autorizar as operações nas universidades.
Leia abaixo a íntegra da manifestação do presidente do STF, Dias Toffoli:
O Supremo Tribunal Federal, como guardião da Constituição Federal, sempre defendeu a autonomia e a independência das universidades brasileiras, bem como o livre exercício do pensar, da expressão e da manifestação pacífica. Essa Liberdade é o pilar sobre o qual se apoia a própria noção de Estado Democrático de Direito. No julgamento da ADPF 130, o Tribunal reafirmou que 'a Lei Fundamental do Brasil veicula o mais democrático e civilizado regime da livre e plena circulação das ideias e opiniões'.
Ministro Dias Toffoli – Presidente do STF
https://g1.globo.com