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quarta-feira, setembro 09, 2009

Tudo agora é sucessão

Ora, pois até o presidente da França, Nicolas Sarkozy, amigo de infância do presidente Lula da Silva e mais recente, recentíssimo da ministra-candidata Dilma Rousseff , acabou indiretamente envolvido da pré-campanha eleitoral, assistindo, em Brasília, ao desfile militar do dia da Independência, ao lado do casal presidencial, com a primeira-dama Marisa Letícia em elegante vestido com as cores da bandeira nacional.E não é por acaso. Lula despertou para os riscos de todas as campanhas, que só se decidem no voto, às vezes com o resultado antecipado pelas diferenças insuperáveis da campanha. Não é para menos. O lançamento da candidatura da ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, que se transferiu do PT para o Partido Verde, com a coerência da sua notória identificação com a defesa da Amazônia mudou o quadro da sucessão, mesmo antes das pesquisas, sem série que tracem a tendência, indiquem a polarização.Para o presidente e Dilma era como favas contadas a vitória com as indecisões da oposição. Ainda aí, uma avaliação precipitada, pois a campanha para valer é decidida na reta da chegada, com a mobilização popular, os comícios, as tendências das regiões e dos estados com grande eleitorado.Um estrategista tarimbado por muitas campanhas na militância do maior líder sindical do país, com as vitórias e derrotas como candidato a governador de São Paulo, três para presidência da República e as duas vitórias da eleição e reeleição Lula joga tudo, até o sonho para 2014 ou 2018 de um terceiro mandato na eleição da candidata, que passou pela turbulência da retirada de um tumor linfático na axila, submeteu-se ao tratamento de quimioterapia e voltou à campanha com previsão otimista de 90% de cura definitiva. Os 10% de risco diluem-se na confiança do arsenal para a campanha. E que vem sendo cuidado ao longo do mandato da reeleição, com ensaios no primeiro, com o lançamento do Bolsa Família e do Bolsa Escola.Mas, nos quase três anos da reeleição Lula consolidou em dezenas de viagens internacionais a sua ascensão ao maior líder popular do mundo, com o batismo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama - que não aprendeu nada com o Lula e sua popularidade despenca nas pesquisas.O Pré-Sal poliu a estrela de Lula. Caiu do alto, com um presente dos astros. Serve para tudo. De mote de campanha, que vai pautar a propaganda da dona Dilma à justificativa para a farra de gastança do governo deslumbrado com o sucesso da política econômica, que doou à Viúva um saco sem fundo. Toda a semana Lula anuncia novos investimentos. O Brasil comprou ao bater do martelo 36 aviões de combate Rafale, da fabricante francesa Dassault, ao modesto preço estimado de R$ 7 bilhões, no papo entre Lula e o presidente Sarkozy. O pacote inclui submarinos e helicópteros que elevam o total R$ 31,1 bilhões. E é apenas a amostragem da pré-campanha.O presidente Sarkozy retribuiu com a compra de 10 aviões militares da Embaer, defendeu a entrada do Brasil no Conselho de Segurança as ONU e a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016.Estamos quites.
Fonte: Villas Bôas Corrêa

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