Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, julho 17, 2009

Com vírus nas ruas, gripe suína mata mais 7

Folha de S.Paulo
Mais sete casos de mortes pela gripe suína foram confirmados ontem no Brasil, subindo para 11 o total de óbitos provocados pela doença.
Mortalidade é alta entre gaúchos
Não é hora de pânico, mas gripe exige cuidado
Osasco pede ajuda para o Exército
Dos novos casos, cinco foram no Rio Grande do Sul --Estado recordista, com sete mortes ao todo--, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro.
Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o país também registrou seu primeiro caso de morte causada por transmissão sustentada da gripe suína --em que a vítima não foi a países onde o vírus está nas ruas nem teve contato direto com quem foi ao exterior. Isso significa que o vírus já circula no Brasil.
Esse caso é o de uma menina de 11 anos de Osasco (SP), em 30 de junho. Com a transmissão sustentada, o Brasil entra para a lista dos oito países com circulação confirmada --os outros são EUA, México, Canadá, Argentina, Chile, Reino Unido e Austrália. O ministério diz haver evidências de transmissão sustentada no Rio Grande do Sul. O número de infectados pela gripe suína no país chega a 1.175.
As mortes são muito inferiores às da gripe comum. Segundo o ministério, em 2006 a gripe comum, com as doenças associadas (como pneumonia e bronquite), causou 77.964 mortes no país.
As vítimasEm São Paulo, a nova morte por gripe suína, de um homem de 21 anos, ocorreu em Osasco, no último dia 11. Segundo a Secretaria da Saúde da cidade, nem o jovem nem ninguém próximo a ele tinha ido ao exterior. O rapaz foi internado no dia 1º com tosse e febre. No mesmo dia, teve diagnóstico de pneumonia.
Já a Secretaria da Saúde gaúcha disse que 4 dos 5 novos mortos no Estado tinham ao menos um fator de morbidade para doenças respiratórias. Três eram hipertensos e um tinha obesidade mórbida.
Duas mortes ocorreram em Passo Fundo: um homem de 42 anos e outro de 30, ambos trabalhadores do comércio. Eles podem ter contraído a doença com pessoas que voltaram infectadas do exterior.
Outros dois casos foram em Santa Maria, com homens de 36 e 26 anos --este último é o único de um gaúcho em que não foi achado fator de risco.
A quinta vítima, um caminhoneiro de 35 anos morador de Itaqui, morreu em Uruguaiana. O prefeito de Itaqui, Gil Marques Filho (PDT), diz que o homem chegou a ser internado em Porto Xavier ao voltar de uma viagem à Argentina. Após a alta, fez um churrasco para comemorar a melhora, mas voltou a apresentar sintomas graves e precisou ser internado de novo. Teve parada cardíaca ontem.
No Rio, a vítima foi uma mulher de 37 anos. Ela morreu no último dia 13 em um hospital particular, após passar sete dias internada.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que haja uma vacina em setembro.
100 Serviços
Veja a lista de medicamentos gratuitos pelo SUS
Saiba como entrar na Justiça para exigir algum medicamento
Descubra quais são os direitos dos usuários do SUS
Lista de medicamentos genéricos
Veja todos os serviços de Saúde
Fonte: Agora

Em destaque

Mauro Cid depõe e diz nada saber sobre plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Publicado em 19 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Cid prestou depoimento e corre o risco de perder...

Mais visitadas