em 19 fev, 2025 3:10
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Deu no Blog Na Redação:
Chapa pode ser cassada e novos rumos eleitorais estão à vista!
A AIJE – Ação de Investigação Judicial Eleitoral em Canindé de São Francisco/SE está em ritmo acelerado, com novas movimentações que podem ter impactos significativos para a atual chapa formada pelo prefeito e vice-prefeito, Jose Machado Feitosa Neto (União Brasil), o “Machadinho”, e Joselildo Almeida Pank do Nascimento, o “Pank”. Se as acusações de desinformação e abuso de comunicação, levantadas pelo ex-candidato Kaka Andrade, resultarem em condenação, a chapa poderá ser cassada, obrigando a realização de uma nova eleição no município, conforme prevê a legislação eleitoral. Tal cenário traz incertezas para a administração local, uma vez que a instabilidade política pode afetar diretamente a governança e o atendimento às demandas da população. A expectativa agora se concentra na decisão judicial, que pode mudar o rumo do município nas próximas semanas.
Entenda o caso
Em Canindé de São Francisco, a disputa eleitoral de 2024 entre Carlos Porto de Andrade, conhecido como “Kaka Andrade”, e os eleitos Jose Machado Feitosa Neto, o “Machadinho”, e Joselildo Almeida Pank do Nascimento, o “Pank”, ganhou contornos judiciais. Kaka Andrade moveu uma ação contra os novos prefeito e vice-prefeito, além de Willames de Lima, acusando-os de disseminação de desinformação e ataques pessoais durante a campanha.
O autor da ação alega que as práticas dos investigados violaram a isonomia nas campanhas eleitorais, manipulando o eleitorado e abusando dos meios de comunicação. Ele solicita a cassação dos diplomas e mandatos dos acusados, além da declaração de inelegibilidade.
Defesa
Os réus, por sua vez, defendem-se afirmando que suas ações foram um exercício legítimo da liberdade de informação jornalística e pedem a improcedência da ação. O Ministério Público Eleitoral também foi intimado e se manifestou sobre o caso.
O juiz eleitoral, Luis Gustavo Serravalle Almeida, determinou a admissibilidade de provas documentais, testemunhais e periciais apresentadas por ambas as partes, incluindo áudios e vídeos que sustentam as alegações. A decisão sobre o prosseguimento do feito foi assinada eletronicamente e as diligências necessárias foram ordenadas.
O caso agora aguarda o retorno dos autos para conclusão e julgamento.
Atenção SMTT! Motoristas estão entrando no Parque dos Cajueiros para furarem fila na ponte do Rio Poxim e causando sérios problemas Quem passa diariamente pela ponte do Rio Poxim ao lado do Parque dos Cajueiros está enfrentando o congestionamento por conta da obra do viaduto na Avenida Tancredo Neves. O problema é que alguns motoristas irresponsáveis estão saindo da fila e cortando por dentro do parque dos cajueiros para depois retornar na cabeceira da ponte criando problemas para quem está corretamente na via. Basta a SMTT colocar um agente de trânsito no local e começar a multar os “apressadinhos” para não chamar de irresponsáveis. Nada como mexer no bolso para respeitar os outros.
Economia Sergipe dá um passo importante na modernização da gestão fiscal e no fortalecimento de sua saúde financeira. Ontem, 18, o governador Fábio Mitidieri assinou um contrato com o Banco Mundial para a reestruturação da dívida do Estado, viabilizada pelo Programa Sergipe Mais Próspero e Sustentável. O acordo, no valor de US$ 120 milhões, substituirá empréstimos com juros mais altos, gerando uma economia de R$ 100 milhões já no primeiro ano. O novo financiamento, aprovado pela Assembleia Legislativa, foi celebrado como um avanço para a estabilidade fiscal de Sergipe, reforçando o compromisso da gestão com o equilíbrio financeiro e o desenvolvimento sustentável.
INFONET