Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, fevereiro 19, 2025

Canindé:chapa pode ser cassada e novos rumos eleitorais estão à vista

 em 19 fev, 2025 3:10

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Deu no Blog Na Redação:

Chapa pode ser cassada e novos rumos eleitorais estão à vista!

 A AIJE – Ação de Investigação Judicial Eleitoral em Canindé de São Francisco/SE está em ritmo acelerado, com novas movimentações que podem ter impactos significativos para a atual chapa formada pelo prefeito e vice-prefeito, Jose Machado Feitosa Neto (União Brasil), o “Machadinho”, e Joselildo Almeida Pank do Nascimento, o “Pank”. Se as acusações de desinformação e abuso de comunicação, levantadas pelo ex-candidato Kaka Andrade, resultarem em condenação, a chapa poderá ser cassada, obrigando a realização de uma nova eleição no município, conforme prevê a legislação eleitoral. Tal cenário traz incertezas para a administração local, uma vez que a instabilidade política pode afetar diretamente a governança e o atendimento às demandas da população. A expectativa agora se concentra na decisão judicial, que pode mudar o rumo do município nas próximas semanas.

 Entenda o caso

Em Canindé de São Francisco, a disputa eleitoral de 2024 entre Carlos Porto de Andrade, conhecido como “Kaka Andrade”, e os eleitos Jose Machado Feitosa Neto, o “Machadinho”, e Joselildo Almeida Pank do Nascimento, o “Pank”, ganhou contornos judiciais. Kaka Andrade moveu uma ação contra os novos prefeito e vice-prefeito, além de Willames de Lima, acusando-os de disseminação de desinformação e ataques pessoais durante a campanha.

O autor da ação alega que as práticas dos investigados violaram a isonomia nas campanhas eleitorais, manipulando o eleitorado e abusando dos meios de comunicação. Ele solicita a cassação dos diplomas e mandatos dos acusados, além da declaração de inelegibilidade.

Defesa

Os réus, por sua vez, defendem-se afirmando que suas ações foram um exercício legítimo da liberdade de informação jornalística e pedem a improcedência da ação. O Ministério Público Eleitoral também foi intimado e se manifestou sobre o caso.

O juiz eleitoral, Luis Gustavo Serravalle Almeida, determinou a admissibilidade de provas documentais, testemunhais e periciais apresentadas por ambas as partes, incluindo áudios e vídeos que sustentam as alegações. A decisão sobre o prosseguimento do feito foi assinada eletronicamente e as diligências necessárias foram ordenadas.

O caso agora aguarda o retorno dos autos para conclusão e julgamento.

Atenção SMTT! Motoristas estão entrando no Parque dos Cajueiros para furarem fila na ponte do Rio Poxim e causando sérios problemas Quem passa diariamente pela ponte do Rio Poxim ao lado do Parque dos Cajueiros está enfrentando o congestionamento por conta da obra do viaduto na Avenida Tancredo Neves. O problema é que alguns motoristas irresponsáveis estão saindo da fila e cortando por dentro do parque dos cajueiros para depois retornar na cabeceira da ponte criando problemas para quem está corretamente na via. Basta a SMTT colocar um agente de trânsito no local e começar a multar os “apressadinhos” para não chamar de irresponsáveis. Nada como mexer no bolso para respeitar os outros.

Economia Sergipe dá um passo importante na modernização da gestão fiscal e no fortalecimento de sua saúde financeira. Ontem, 18, o governador Fábio Mitidieri assinou um contrato com o Banco Mundial para a reestruturação da dívida do Estado, viabilizada pelo Programa Sergipe Mais Próspero e Sustentável. O acordo, no valor de US$ 120 milhões, substituirá empréstimos com juros mais altos, gerando uma economia de R$ 100 milhões já no primeiro ano. O novo financiamento, aprovado pela Assembleia Legislativa, foi celebrado como um avanço para a estabilidade fiscal de Sergipe, reforçando o compromisso da gestão com o equilíbrio financeiro e o desenvolvimento sustentável.

INFONET

Em destaque

Conselho Nacional de Educação define que celular pode ficar na mochila, com professor ou em armário na escola

  Conselho Nacional de Educação define que celular pode ficar na mochila, com professor ou em armário na escola sexta-feira, 21/02/2025 - 13...

Mais visitadas