Publicado em 28 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet

Tarcísio de Freitas (SP) tem 61% de aprovação
Pedro do Coutto
O que mais deve preocupar o presidente Lula da Silva em matéria de popularidade e acerto da administração está no fato de que enquanto ele apresenta índices negativos em matéria de aprovação, governadores da oposição apresentaram um saldo bastante positivo em suas gestões.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada ontem mostrou a taxa de aprovação dos governos estaduais de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado e do Paraná, Ratinho Jr. receberam os maiores índices de aprovação: ambos estão com mais de 80%.
DESTAQUES – Também obtiveram mais de 60% de aprovação os líderes de São Paulo, Tarcísio de Freitas ; da Bahia, Jerônimo Rodrigues; de Minas Gerais, Romeu Zema; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Os governadores de Pernambuco, Raquel Lyra, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, aparecem com 51% e 42%, respectivamente.
Governar para o povo não é algo difícil de ser exercido, tanto é assim que essa realidade se reflete nos índices dos diversos governadores alvos do levantamento. Por outro lado, os números da pesquisa apontam um caminho difícil para Lula em termos de sucessão presidencial, uma vez que tem pela frente resultados negativos em vários estados, enquanto governadores, a exemplo de Tarcísio Freitas, principal nome da oposição para a disputa, revelam um índice muito positivo.
DEMISSÃO – Lula adotou medidas que, no fundo, causam resultados negativos. O episódio recente da demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde é um caso. Verifiquei que o mal estar foi evidente, quando a substituição foi anunciada, deixando o presidente da República em uma situação delicada. Ela ficou constrangida, e ele mais ainda, fechando um círculo que começou com a esperança de acerto na pasta e terminou de uma forma não favorável para ambos.
Os resultados de governadores mostram que não é complexo acertar nas medidas a serem postas em prática. Basta seguir as tendências que predominam na opinião pública e ir ao seu encontro sem demagogia. É necessário apresentar resultados concretos. Lula não vai ao encontro do que a população deseja, pois ele se perde nos caminhos administrativos que geram uma visão negativa do que pratica. Ele precisa agir imediatamente, caso contrário não terá condições de se reeleger em 2026.