Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, outubro 15, 2024

No Outubro Rosa, as mulheres também cuidam de miomas

 



E a gente traz dicas do especialista médico sobre o assunto

O Hospital de Brotas conta no seu quadro clínico com a expertise e a humanização do ginecologista e obstetra, Pedro Paulo Bastos Filho, especialista em partos e no aparelho reprodutor feminino. Um profissional de ponta, reconhecido, admirado e muito respeitado pelos seus 40 anos de prática médica. Ele conversou com a gente para deixar algumas informações e dicas sobre “miomas”.

Era o final da tarde do dia 09 de outubro de 24, quando Dr. Pedro Paulo tinha encerrado a sua última cirurgia daquela quinta-feira, no Centro Cirúrgico do Hospital de Brotas. Uma plástica vaginal. Ele nos recebeu, com a boa vontade e o carinho de sempre, para conversarmos sobre mioma. 

Quem também nos acompanhou no papo foi o seu filho, Davi Lemos Bastos. Davi é estudante de medicina e será a 3ª geração dos Bastos na especialidade. O seu avô, Pedro Paulo Bastos também era médico, ginecologista e obstetra, com quem seu pai, Pedro Paulo Bastos Filho trabalhou na área. Hoje, Dr. Pedro Paulo Bastos Filho, já contabiliza no seu currículo de práticas cirúrgicas e procedimentos de partos cerca de 4mil cirurgias e mais de 12mil partos.

* Vamos conhecer um pouco sobre os miomas?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, estima-se que cerca de dois milhões de mulheres tenham miomas uterinos. Afetam, principalmente, mulheres entre 30 e 50 anos e, em idade reprodutiva – durante o período em que menstruam e podem engravidar. Uma em cada duas mulheres, nesta fase da vida, pode ter miomas. 

* O que são os miomas?

Miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingirem enormes volumes.

* Existe mais de um tipo de mioma?

Existem vários tipos de miomas. Eles são classificados baseados na sua localização uterina e de acordo com o seu tipo histológico (tecido). A Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia classifica os miomas em oito tipos.

* Quais os sintomas que o mioma pode causar?

A sintomatologia dos miomas depende de suas localizações e de seus volumes. Eles podem dar sangramentos, compressão em órgãos vizinhos, como bexiga e reto, e causar dores pélvicas.

* O mioma sempre apresenta sintomas ou pode ser silencioso?

Na maioria das vezes ele é silencioso. Principalmente, os menos volumosos. A mulher tem o mioma, existe o nódulo endometrial, e ela não tem sintoma algum. Por isso, muitas mulheres nem sabem que têm e nem se submetem à cirurgia.

* Qual o tratamento para o mioma?

Nem todo mioma uterino precisa de cirurgia. Há casos em que medicamentos podem resolver. O tratamento depende de vários fatores, como o tamanho, a localização, a quantidade e os sintomas. A indicação cirúrgica é caso a caso, como tudo na medicina. Mas, a depender da localização e do volume do mioma, a cirurgia pode ser por histeroscopia – um procedimento via vaginal, ou cirurgia via vagina, ou um método mais invasivo, se o mioma for muito volumoso, pela via abdominal.

* Quando o mioma pode ser considerado muito volumoso?

Quando ele tem acima de 4cm. Mas Dr. Pedro Paulo nos surpreendeu, contando o caso de uma paciente sua em que ele fez a retirada de um mioma com pouco mais de 4kg! Maior do que muitos bebês nascidos sob os seus cuidados. 
Há casos em que o útero apresenta múltiplos miomas, aumentando, consideravelmente, o seu volume. Em geral, o útero tem de 30 a 90cm³ e pode chegar a 300cm³, gerando sintomas compressivos na cavidade pélvica.

* O mioma é hereditário?

A anomalia do surgimento de miomas não é considerada hereditária. Porém, há estatísticas comprovadas de que mulheres que as suas mães tiveram casos de miomas estão mais propensas a, também, apresentarem os tumores benignos uterinos.

* Mulheres que tiveram mioma podem engravidar?

Depende do mioma. Se o mioma tratado não distorcer a cavidade endometrial (uterina), ele não é um empecilho para a mulher engravidar. Se for um mioma submucoso (que se desenvolve na camada interna do útero, o endométrio), este será um fator dificultador da gravidez, não impeditivo.

* Alguma dica para a possível prevenção de miomas?

Estudos indicam que o estradiol pode estimular o crescimento dos miomas uterinos e/ou agravar os seus sintomas. Estradiol é um hormônio estrogênico produzido, principalmente, nos ovários, mas também em outras partes do corpo, como ossos, pele, fígado e glândula adrenal. A má alimentação e o sedentarismo podem estimular esse processo. Assim como o excesso de ingestão de carne vermelha e a pouca ingestão de verduras e legumes. 

“Uma alimentação saudável e atividade física, na maioria das vezes, é solução para uma vida mais saudável e a prevenção para inúmeras doenças. E, no caso dos miomas, as visitas regulares e anuais ao ginecologista é o caminho mais seguro para o acompanhamento de possíveis surgimentos deles. Nestas consultas, devem ser solicitadas ultrassonografias transvaginais, como exame de diagnóstico por imagem, indicadas para a detecção ou não dos tumores benignos uterinos” – completa Dr. Pedro Paulo Bastos Filho. Filho de Pedro Paulo Bastos, pai de Davi Lemos Bastos e “pai obstétrico” de mais de 12mil bebês nascidos sob seus cuidados médicos.

Obrigada, Dr. Pedro Paulo! As mulheres agradecem pelas dicas e orientações para os nossos cuidados uterinos, também, no mês em que as nossas atenções estão voltadas para as nossas mamas. A prevenção continua sendo a solução!
______
CENTRAL DE MARCAÇÃO DO HOSPITAL DE BROTAS: (71) 3039-8100
______

texto jornalístico:
Marília Simões
mtb 1474Ba
71 99989.6677📲



Pauta enviada pelo Jornalista Fábio Almeida



Em destaque

Por que temos de ajustar as contas? Ora, para evitar um novo Bolsonaro

Publicado em 26 de dezembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Bolsonaro é antidemocrático e defende até a tort...

Mais visitadas