Posted on by Tribuna da Internet
Maiá Menezes
O Globo
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não desperta discordâncias apenas entre adversários do governo Bolsonaro. Militares da ativa, com experiência na área ambiental vêm demonstrando insatisfação em suas redes e em debates virtuais sobre o tema.
Doutor em Alterações Climáticas e Políticas pela Universidade de Lisboa, o coronel Raul Kleber de Souza Bueno tem discordado frontalmente das declarações de Salles sobre considerar secundária a discussão sobre aquecimento global. Textos do oficial com críticas à política ambiental voltaram a circular com força agora no meio militar.
NO BLOG DO EXÉRCITO – Publicado no blog oficial do Exército, o texto defende que a questão climática necessita de atenção maior por parte dos consultores estratégicos do governo.
Afirma ainda que a polarização em torno da questão ambiental prejudica o debate. E pontua ainda que o Brasil precisa, sim, buscar estratégias para combater o aquecimento global.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como dizem os juristas, é até despiciendo dizer que toda pessoa tem direito de errar. Mas é claro que, no caso de governantes, esse direito ao erro é menos aceitável, porque pode afetar a vida de todos. No caso da política ambiental de Bolsonaro, o problema é que o presidente, que se diz “imbrochável”, também se considera “inerrável”, mostrando-se incapaz de reconhecer quando está equivocado. É claro que essa característica do chefe do governo incomoda os militares que têm mais independência e isenção. Eles sabem que a política ambiental está errada e pode dar muitos problemas ao país. (C.N.)