Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, agosto 01, 2019

Começou agosto, mês do cachorro doido, e a Segunda Turma vai julgar Lula outra vez


Resultado de imagem para fora lula
Charge do Jota A (jornal O Dia/PI)
Carlos Newton
No meio da confusão dos hackers e da blindagem criminal causada pela liminar do ministro Dias Toffoli, outra grande expectativa para o final do recesso do Supremo é em relação à Segunda Turma, que vai julgar o recurso da defesa do ex-presidente Lula da Silva que pede a anulação do processo do triplex do Guarujá, pelo qual o petista foi condenado e está preso.
Os advogados de Lula alegam que houve parcialidade do então juiz do caso, Sérgio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, que teria condenado o réu sem haver provas materiais.
SUSPENSE – A expectativa é enorme e o suspense muito grande, porque a Segunda Turma tem maioria “garantista” e pró-Lula, formada por Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello, deixando em minoria Cármen Lúcia e Edson Fachin.
A grande dúvida é o ministro Celso de Mello, cujo voto vai decidir o julgamento. Mas tudo são conjecturas, porque a fundamentação da defesa é inconsistente, sobretudo porque o processo já passou pelas duas instâncias iniciais – 13ª Vara Federal Criminal, em Curitiba, e Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre – e a condenação depois foi confirmada em Brasília, pelo Superior Tribunal de Justiça, que apenas diminuiu a pena.
POSSIBILIDADE – Diante dessas duas confirmações da sentença do juiz Moro em tribunais, pode até acontecer uma rejeição do recurso por 4 a 1, com voto discordante apenas de Ricardo Lewandowski, que tem uma história amizade familiar com Lula e até deveria se julgar suspeito e não participar do julgamento. Porém, no caso dele, parece que esperar uma suspeição seria exigir demais.
###
P.S. –
 Segundo a jornalista Daniela Lima, da Folha, Lula está impaciente e deprimido, porque não acredita que possa ser solto pela Segunda Turma. Será mesmo?
P.S. 2 – De toda maneira, o suspense é de matar o Hitchcock, como diria nosso vizinho Miguel Gustavo. Na verdade, ninguém pode saber com antecedência o resultado do julgamento. Segundo o velho ditado, não se consegue adivinhar o que sai de boca de urna, barriga de mulher e cabeça de juiz. Além do mais, já estamos em agosto, o famoso mês do cachorro doido. (C.N.)

Em destaque

Por que temos de ajustar as contas? Ora, para evitar um novo Bolsonaro

Publicado em 26 de dezembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Bolsonaro é antidemocrático e defende até a tort...

Mais visitadas