Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, janeiro 31, 2019

Guedes quer redistribuir a prefeitos e governadores 80% dos recursos da União


O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante reunião com dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro da Economia  fez promessas mirabolantes aos prefeitos
Gabriela ValenteO Globo
Nesta quarta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu um grupo de prefeitos para falar sobre a reforma da Previdência Social. Na reunião, segundo um dos participantes que pediu para não ter o nome divulgado, o ministro da Economia também falou sobre a reforma tributária. Teria dito que há dúvidas sobre qual proposta será encaminhada ao Legislativo: se a de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA), elaborada pelo economista Bernard Appy, ex-secretário executivo da Fazenda, ou a ideia de criar um imposto único sobre movimentação financeira, defendida pelo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra.
“O que pareceu certo é que ninguém quer a reforma que está no Congresso, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Essa não atende ninguém” — garantiu o prefeito ouvido pelo Globo.
PACTO FEDERATIVO – De acordo com outro participante, Jonas Donizette, de Campinas (SP), que preside a Frente Nacional de Prefeitos, o governo deve encaminhar um projeto de mudança no pacto federativo assim que a reforma da Previdência for aprovada.
Segundo o prefeito de Campinas, Guedes defende que 60% dos recursos sejam repassados para os municípios, 30% sigam para os estados e somente 10% fiquem com a União.
Atualmente, 55% de tudo que se arrecada no país vão para a União. Somente 25% são destinados aos estados. As prefeituras recebem 20%. “O ministro disse que, logo após a reforma da Previdência, ele quer inverter essa lógica. Ele até usou o slogan do presidente Bolsonaro: mais Brasil e menos Brasília”, comentou Donizette.
###
NOTA DA REDAÇÃO BLOG 
 Conforme temos afirmado aqui na “Tribuna da Internet”, não se pode levar a sério o ministro Paulo Guedes. Se ele conduzir esse projeto adianta, vai quebrar o governo federal e causar uma crise jamais vista. O que acontecerá se a União de repente tiver apenas 20% dos recursos que tem agora? Guedes ainda não percebeu que o governo federal é como um transatlântico, não pode fazer curvas fechadas, as mudanças têm de ser mínimas e paulatinas. Pelo visto, talvez o ministro precise de internação. (C.N.)

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas