Tatiana Ribeiro
Menos de cinco minutos. Esse é o tempo necessário para o cidadão ter em mãos o número do CPF. Desde ontem, todas as 6.249 agências dos Correios de todo o país já permitem a emissão na hora dos dígitos do documento.
Se antes a geração do CPF podia demorar até sete dias úteis, a partir do próximo ano, o sistema também entrará em operação para as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Em Salvador, todas as agências já contam com o serviço.
A estudante Luciana Santana, 18 anos, é uma das contempladas. Com o título de eleitor e a identidade em mãos, ela saiu com o número do documento. “Essa burocracia acabou. É rapidinho e mais prático para o cidadão”, afirmou.
De acordo com funcionários, da Agência dos Correios do Comércio, uma das mais movimentadas da cidade, o cidadão ainda pode imprimir o comprovante de inscrição pela página da Receita Federal na internet, por meio do certificado digital ou código de acesso.
Esse número tem a mesma validade que o cartão impresso. A nova sistemática também vai eliminar a necessidade de 2ª via, já que o comprovante de inscrição pode ser emitido pela internet quantas vezes forem necessárias.
Nos Correios da Baixa dos Sapateiros, uma funcionária, que preferiu não se identificar, relatou que o movimento de pessoas à procura do serviço de emissão aumentou. “A tendência, com a expansão da novidade, é as pessoas virem mais em busca do registro. É rapidinho. Só alguns minutinhos e você já sai com o número em mãos. Por enquanto, estamos só emitindo para a primeira via”, disse.
Fonte: Tribuna da Bahia