Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 02, 2024

Expectativa da população e dos servidores p/ mandato de Emília Corrêa

 em 2 dez, 2024 3:13

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

O início do mandato da prefeita Emília Corrêa em Aracaju, como destacado por parte da imprensa local, a partir de janeiro de 2025, carrega grande expectativa, especialmente por parte dos servidores públicos e da população em geral. Os desafios que ela enfrentará são significativos, mas também há oportunidades que podem marcar seu governo positivamente:

1.Montagem do Secretariado: A composição de sua equipe será um termômetro inicial de suas prioridades e alianças. É crucial que os secretários escolhidos sejam técnicos e comprometidos, especialmente nas áreas mais sensíveis como saúde, educação e finanças.

 2. Primeiros 100 Dias e Licitação do Transporte: A condução da licitação do transporte coletivo será um marco para avaliar sua capacidade de gestão. A população espera uma solução que melhore a qualidade do serviço e reduza tarifas abusivas.

3.Relação com os Servidores Públicos: Essa é uma questão central, dado o histórico de perdas salariais e a desmotivação dos servidores. A prefeita terá que equilibrar o discurso de austeridade com medidas concretas de valorização, como reajustes salariais e melhores condições de trabalho.

 4. Reservas Previdenciárias: A saúde financeira do sistema previdenciário municipal, com quase R$ 2 bilhões em reservas até dezembro de 2024, é uma vantagem estratégica. Isso permite que Emília foque em outras áreas sem o peso de um déficit previdenciário imediato.

 5. Mudança de Discurso e Cumprimento de Promessas: Após a gestão de Edvaldo Nogueira, considerada impiedosa pelos servidores, o compromisso de Emília em resgatar a confiança e atender as demandas dos trabalhadores será um divisor de águas para sua gestão. Cumprir promessas de campanha, como reestruturação de carreiras e reajuste salarial, podem restaurar parte da relação abalada entre a prefeitura e o funcionalismo.

 A população e os servidores esperam não apenas uma mudança de governo, mas uma nova forma de gestão que seja mais humana, participativa e transparente. O início do mandato será decisivo para estabelecer o tom de sua administração e sinalizar se realmente haverá a ruptura com o passado prometida durante a campanha.

Secretários anunciados sem rejeição, mas nos bastidores circula um suposto “xerife” que tem alta reprovação A prefeita eleita Emília Corrêa anunciou nos últimos dias quatro secretários, Fábio Andrade, para o turismo; a médica Débora Leite, para a saúde; o contador e especialista em Direito de Estado, Sidney Thiago, para a Fazenda e Nelson Felipe para a SMTT.  Além de Melissa Rollemberg, para a Fundat.  Os nomes dos quatro futuros secretários foram recebidos sem rejeições, porém, nos bastidores fala-se em um suposto “xerife” que vem tem alta reprovação até mesmo nos aliados da prefeita eleita. Todos torcem que seja apenas boato, por que do contrário será  um “tiro no pé”, duplamente.

Currículos Débora Leite (Saúde): Médica, pediatra, neonatologista, mestre e doutora em Ciências da Saúde, MBA em Gestão de Saúde, professora da Pós-Graduação da Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe (ESP/SE), professora de graduação do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Tiradentes. Fábio Andrade (Turismo): Foi presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Sergipe e sou diretor da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE). Também atuou como secretário de Turismo e secretário adjunto de Turismo na gestão de João Alves Filho. Atualmente é empreendedor no Centro comercial de Aracaju.

Currículos II Nelson Felipe (SMTT): Engenheiro Civil formado pela UFS, com especialização em Engenharia de Tráfego. Advogado militante na área de Direito de Trânsito. Professor da pós-graduação em Cidades Inteligentes da USP. Policial Rodoviário Federal aposentado, tendo sido superintendente da PRF (2009 a 2012). E foi superintendente da SMTT nos anos de 2013 a 2016. Sidney Thiago (Fazenda): Contador por formação, pós-graduado em Direito de Estado. Tem larga experiência no serviço público, tendo sido secretário municipal de Controle Interno nos municípios de Siriri e Pacatuba. Atua nas áreas de contabilidade nas prefeituras de Neópolis e Divina Pastora, além das Câmaras Municipais de Malhador, Muribeca e Santana do São Francisco. Foi diretor do DARF (Departamento de Administração e Finanças) da Prefeitura de Aracaju nas secretarias de Controle Interno, Planejamento e Fazenda, nos anos de 2013 a 2016. Melissa Rollemberg (Fundat): Professora, formada em Letras pela UFS e Pedagogia pela FAC. É Empreendedora há 18 anos, com atuação na área de educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje, 02, 11 Anos sem o grande estadista sergipano Marcelo Déda Chagas “Eu sou filho da rebeldia. Eu nasci na resistência. Eu aprendi a fazer política porque antes me falaram de igualdade e de justiça. Porque antes me contaram a história de homens e mulheres de todos os cantos do mundo que se incendiaram de amor pela liberdade.” Professor Marcelo Déda, como faz falta neste Sergipe pobre de lideranças republicanas.  Eternamente Presente!

Encontro de Novos Gestores inicia nesta segunda-feira, 2 Hoje, 2, e amanhã, 3, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) promoverá o Encontro de Novos Gestores “Caminhos para uma Gestão Eficiente”, no Del Mar Hotel. Este evento é direcionado a prefeitos e prefeitas eleitos, além de suas equipes técnicas, com o objetivo de fornecer ferramentas e conhecimentos essenciais para uma administração pública eficaz, alinhada às demandas da população. O evento contará com a presença de importantes autoridades e uma programação que abordará temas da saúde, educação, ICMS Social, controle interno, governança, gestão da administração pública, entre outros.

É o nome para vice Deu no Plenário, do jornalista Diógenes Brayner:  “Há um projeto de grupo, desde quando Fábio Mitidieri (PSD) foi o candidato a governador em 2022, de que o deputado Jefferson Andrade, seria o vice-governador em 2026, na disputa pela reeleição, com apoio do bloco. Sem qualquer dúvida e apoio de todos, esse projeto deve ser cumprido. O próprio Jefferson diz abertamente que não será candidato em 2026 a outros cargos, embora preserve o vice.”

Outros aparecem E continua Brayner: “Apesar desse compromisso assumido em 2022, outros nomes do grupo aparecem anunciando candidatura a vice, sem consultar a cúpula. Sergipe precisa recompor a sua lealdade política, buscar os interesses da sociedade e fazer uma composição política com dignidade para recuperar a sua credibilidade.”

‘Cota’ para homem na lista ao Tribunal de PE: presidente da OAB aciona antecessor na Justiça UOL: O presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, entrou com uma queixa-crime contra o advogado Pedro Henrique Alves, seu antecessor no cargo, entre 2013 e 2015, alegando ter sido vítima de calúnia, injúria e difamação. O pano de fundo do desentendimento é a lista sêxtupla para a vaga reservada à advocacia no Tribunal de Justiça do Estado. O presidente da OAB de Pernambuco foi acusado de manipular as regras da eleição para favorecer candidatos alinhados à sua gestão.  Aqui: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2024/11/30/cota-para-homem-na-lista-ao-tribunal-de-pe-presidente-da-oab-aciona-antecessor-na-justica.htm?cmpid=copiaecola

Lançamento O Governo do Estado lançará amanhã, terça-feira, 3 de dezembro, o Sergipe Portas Abertas, programa que tem a finalidade de posicionar o estado como um destino atrativo e estratégico para a realização de grandes eventos, impulsionando o turismo e gerando economia para o estado. O evento acontece no Centro de Convenções AM Malls, no Auditório Atalaia, das 8h às 12h, e é direcionado a representantes de diversas entidades e setores com potencial para a realização de eventos em Sergipe.

                             

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Engodo no Bairro Treze de Julho Para enganar os moradores da região da 13 de Julho, instalaram lâmpadas no local. O bairro, que está abandonado, sofre com a presença desordenada de ambulantes na Avenida Jorge Amado e com carros estacionados sobre as calçadas. Além disso, a única coisa que chega regularmente ao bairro é um caminhão de lixo, apelidado de “baleia” por emitir ruídos semelhantes aos de uma. Esse caminhão, com certeza, está com problemas. O presente de grego dessas lâmpadas apenas irritou ainda mais os moradores, já que as vias do calçadão estão obstruídas, impedindo a prática de atividades esportivas.

Emurb chamada várias vezes, já passou no local e não resolveu o problema Na Rua Firmino (após o Palácio de Veraneio na via direita) até o final com a Avenida José Carlos Silva o caos toma conta por um problema que os moradores já chamaram por várias vezes a Emurb e nada. E o problema é de drenagem, ou seja, com a Emurb, não é de esgoto. O problema segue até o outro lado da avenida José Carlos até o novo Petrox. Até quando? Um absurdo!

Empregos em alta A política de geração de empregos adotada pelo governador Fábio Mitidieri tem se consolidado no estado. Prova disso é a geração expressiva de empregos, como vem mostrando os dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na próxima quinta-feira, 5, a primeira unidade do Atakarejo no estado vai ser inaugurada e prevê a geração de mais 3 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, ainda na primeira quinzena de dezembro, a fábrica de distribuição de medicamentos do H.Egídio Group também inicia as atividades em solo sergipano, com expectativa de geração de 800 empregos.

 Empregos em alta II Esses resultados positivos de ampliação do mercado de trabalho, segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, é o resultado de um conjunto de ações estratégicas que o governo vem adotando desde o início de 2023, como criação de um ambiente favorável aos negócios, a prospecção de novas empresas, investimentos robustos em infraestrutura e turismo, equilíbrio fiscal, ampliação de programas sociais e de capacitação da mão de obra.

Juca reinaugura o PEC Éder Leite e promove mais lazer, esporte e saúde em Laranjeiras O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), o governador em exercício, Zezinho Sobral e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, reinauguraram na manhã da sexta-feira, 29, em parceria com o Governo do Estado, o Ponto de Encontro Comunitário (PEC) Éder Leite, localizado no Centro Histórico da cidade. Este é mais um espaço de lazer e de práticas de esportes e saúde, renovado e bem equipado, que está sendo devolvido à comunidade.

Estrutura O PEC Éder Leite conta com quadra poliesportiva e de vôlei de areia, campo Society, pista de skate, academia de saúde da família, mesa de jogos, quiosques, entre outros equipamentos. O investimento é de quase R$ 1,5 milhão. “Há alguns anos, em nossa gestão, tínhamos um sonho de construir diversos PEC’s por todo o município e conseguimos. Em 2021, quando reassumimos a administração, demos início à revitalização destes espaços, que, obviamente, já estavam necessitando de manutenção e hoje, com a parceria do Governo do Estado, estamos reinaugurando o PEC Éder Leite e neste fim de semana já temos o campeonato de X-1 por aqui”, comemorou Juca.

https://infonet.com.br/blogs/claudio-nunes/expectativa-da-populacao-e-dos-servidores-p-mandato-de-emilia-correa/


Em destaque

Unicorp-TJBA: universidade avança em 2024 rumo ao interior com aberturas de polos avançados

  Foto: Divulgação Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães e Salvador são as sedes do...

Mais visitadas