Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, outubro 07, 2018

'O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons'


por Fernando Duarte
'O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons'
Foto: Reprodução/ Edvard Munch
“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. A frase é atribuída a Martin Luther King Jr. e resume bem a mensagem que devemos trazer às vésperas das eleições de 2018. Com um Brasil completamente polarizado na dicotomia nós x eles, precisamos refletir sobre o barulho feito por aqueles que são maus em essência e que se aproveitam do silêncio dos bons para “nadar de braçada” em um mar tranquilo. Precisamos ser melhores. Enquanto nação, enquanto povo. Não apenas enquanto eu ou você, que lê este artigo.

E aqui não é espaço para proselitismo. Sabemos que o país está dividido entre aqueles que são contra o PT e aqueles que são contra Jair Bolsonaro. Ambos os lados têm suas razões e suas justificativas para tanto. Assim como muitos tentam, de última hora, viabilizar candidaturas fora desse eixo, como Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva. Todos, como é de conhecimento público, integram o sistema tanto quanto Fernando Haddad e Bolsonaro e, independente do resultado das urnas, dificilmente mudariam completamente o status quo dos políticos. Eles são assim. E os que não são precisam se “integrar” ao meio para tentarem se manter vivos – caso de João Amôedo, que se apresentou como “o novo” durante toda a campanha.

Pessimismo parece algo intrínseco da atividade jornalística. O mal vende jornal. Rende cliques. Gera engajamentos. As pessoas, infelizmente, gostam de ver a barbárie. Boa parte delas para mostrar a indignação diante de um quadro determinista de que o ruim sempre vai acontecer com o outro, nunca com a própria pessoa. Você não é racista, pois tem até um amigo negro. Você não é homofóbico, pois tem até um colega de trabalho que é gay. Você não é misógino, tanto que de vez em quando lava os pratos em casa.

O grande problema das eleições de 2018 é que muitos passaram a achar que podem travestir esses preconceitos “inexistentes” em opinião. Não. E isso está mais presente na campanha de um candidato, mas não há impedimentos que as militâncias de outros tenham atitudes intolerantes a que caberiam julgamento similar. E atitudes assim encontram uma caixa de ressonância que assusta quem quer apenas seguir a vida, tocando sonhos e planejando o futuro.

Se antes já devíamos responder o que queremos do nosso futuro, neste domingo, quando a apuração das urnas for encerrada, essa pergunta precisa ecoar na mente de todo e qualquer brasileiro. Principalmente aqueles que são bons, no sentido mais puro da palavra. E que esses consigam fazer propagar que a política é apenas uma parte do nosso cotidiano. Uma parte que não justifica vivermos ainda mais miseravelmente do que temos vivido.


Aseb se solidariza com professor acusado de atropelar vendedor de camisas de Bolsonaro
Foto: Reprodução / TV Subaé
A Associação de Sociólogos da Bahia (Aseb) emitiu uma nota de solidariedade ao professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Nelson Eugênio Pinheiro Montenegro, em Salvador nesta sexta-feira (5) após supostamente tentar atropelar um homem que vendia camisas do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PLS) (veja aqui).

De acordo com o documento da Aseb, o professor passava pelo local e foi agredido verbalmente, então, na tentativa de sair do local teria batido o retrovisor no varal das camisetas. Ainda conforme a nota, Nelson Eugênio Pinheiro teria se assustado e fugido do local.

"O professor que estuda comportamento eleitoral está habituado ao debate político plural, tem uma conduta ilibada e ponderada como atestam seus colegas e alunos. Não é uma pessoa agressiva ou violenta", diz a nota da Aseb.

Em destaque

Novo advogado assinou manifesto contra Bolsonaro e escreveu que ele estimulava golpe

  Foto: Divulgação 15 de janeiro de 2025 | 20:00 Novo advogado assinou manifesto contra Bolsonaro e escreveu que ele estimulava golpe brasil...

Mais visitadas