quinta-feira, fevereiro 12, 2026

Senadores pedem que Polícia Federal libere dados sigilosos sobre o Master

 

Entrevista: 'Policial federal candidato terá que ser exonerado', diz  diretor-geral da corporação Andrei Rodrigues

Andrei Rodrigues prometeu liberar o que for possível

Kevin Lima
Metrópoles

Um grupo de parlamentares da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado se reuniu, nesta quarta-feira (11/2), com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para discutir a apuração de fraudes financeiras no Banco Master.

Os senadores que participaram da agenda integram um grupo de trabalho, criado pelo presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), para acompanhar as investigações do caso.

ACESSO A DADOS – No encontro, os parlamentares pediram acesso a dados de operações da PF que envolvem a instituição financeira de Daniel Vorcaro ou com ela tenham conexão.

Renan disse que o grupo fará um pedido oficial de informações sobre os casos, inclusive de dados sigilosos. Segundo ele, Rodrigues vai liberar o que for “possível”.

“Fizemos uma proveitosa reunião. Nosso objetivo como representantes é fortalecer a investigação da Polícia Federal para que, em nenhuma hipótese, haja blindagem”, afirmou o senador.

CRIMES EM SÉRIE – O Banco Master é alvo de inquéritos na Polícia Federal por crimes sucessivos contra o Sistema Financeiro Nacional. Uma das linhas de investigação trata da movimentação de cerca de R$ 12 bilhões com a emissão de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) irregulares.

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro chegou a ser preso em uma das ações da PF. No mesmo dia da prisão, o Banco Central decidiu colocar o Master sob administração especial e decretar a liquidação extrajudicial da instituição.

A autoridade monetária argumentou que a medida foi motivada pela grave crise de liquidez e pelo comprometimento da sua situação econômico-financeira da instituição. À época, o BC também afirmou que o Master violou normas que regem a atividade das instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

FAZENDO PRESSÃO – Participaram da agenda desta quarta-feira: Renan Calheiros, Izalci Lucas, Margareth Buzetti (PP-MT), Esperidião Amin (PP-SC), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Leila Barros (PDT-DF), Damares Alves (Republicanos-DF) e Fernando Farias (MDB-AL).

Na última semana, membros da CAE também se reuniram com os presidentes do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo.

Além da agenda com o diretor da Polícia Federal, o grupo deve se reunir ainda nesta quarta com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

TODOS OS ÓRGÃOS – “Decidimos visitar todos os órgãos. Exatamente para mostrar e solicitar que nos encaminhem informações do caso Master. Queremos saber se eles estão fazendo as investigações. Vamos solicitar informações”, disse o senador Izalci Lucas.

Segundo o senador, o colegiado tem “competência” para receber e analisar esses documentos. Ao longo dos trabalhos, o grupo da CAE deve convidar e convocar autoridades a depor sobre o Banco Master.

A expectativa é de que, na conclusão, o colegiado apresente um relatório com sugestões para melhorar a fiscalização de instituições financeiras. “Do ponto de vista do Senado, nosso papel é fazer o aprimoramento da legislação, da fiscalização, compreender o papel da Comissão de Valores Mobiliários”, afirmou Renan Calheiros.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É importante que o Senado, como um todo, assuma sua responsabilidade na apuração dos crimes de responsabilidade nos três Poderes. Assim, a Comissão de Assuntos Econômicos vem fortalecer  a CPI do Crime Organizado, que está entrando de cabeça na investigação dos crimes financeiros com ligações a ministros do Supremo, o que é a grande novidade na esculhambação que o Brasil virou. (C.N.)


Em destaque

PF pede suspeição de Toffoli no caso Master após encontrar menções a ministro em celular de Vorcaro

  PF pede suspeição de Toffoli no caso Master após encontrar menções a ministro em celular de Vorcaro Toffoli diz a pessoas próximas estar t...

Mais visitadas