
Eleitor independente rejeita Lula e Flávio no mesmo patamar
Bernardo Mello
O Globo
Pesquisa Genial/Quaest divulgada na tarde desta quarta-feira, a segunda no ano eleitoral de 2026, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) encabeçam o ranking de rejeição do eleitorado. Lula e Flávio também são os candidatos com maior intenção de votos, segundo o levantamento.
De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados disseram que “conhecem e não votariam” em Lula, enquanto 55% rejeitaram votar em Flávio Bolsonaro. O atual presidente, por outro lado, tem potencial de voto para 42% dos entrevistados, enquanto 36% disseram que “conhecem e votariam” no filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
MESMO PERCENTUAL – A pesquisa apontou que eleitores nem lulistas, nem bolsonaristas rejeitam Lula e Flávio no mesmo percentual: entre os classificados como “independentes”, 64% dizem que não votariam no petista, e 64% deram a mesma resposta em relação ao senador do PL.
Entre os demais candidatos que se apresentam para a corrida presidencial, o governador Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, aparece com 40% de rejeição do eleitorado. Os governadores de Minas, Romeu Zema (Novo), de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), aparecem com percentuais similares de rejeição, em torno de 35%. Entre os governadores de oposição a Lula, Ratinho Jr. é o que tem hoje maior potencial de voto, de acordo com a pesquisa: 23% dos entrevistados afirmaram que “conhecem e votariam” no governador do Paraná.
A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00249/2026.