em 8 jan, 2025 3:18
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Hoje, 8 de Janeiro de 2025, dois anos após a nefasta tentativa de golpe frustrada, o Brasil comemora em todos os estados o novo Dia da Democracia, com diversos atos, principalmente em Brasília. O abraço à democracia é um ato simbólico em defesa da Constituição Brasileira.
O dia 8 de Janeiro, precisa ser lembrado anualmente. É algo para não se esquecer, principalmente para reforçar junto a juventude brasileira. Ainda bem que recentemente a Quest divulgou pesquisas mostrando que 86% dos brasileiros rechaçaram a tentativa de golpe de Estado que resultou na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes no 8 de janeiro de 2023.
Os ataques de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes levaram à prisão pelo menos 1.430 pessoas. De acordo com informações do STF, 310 pessoas foram condenadas, acusadas de envolvimento nos atos golpistas, sendo 229 por executarem os atos e 81 por incitá-los. As condenações variam entre 15 anos e 17 anos de prisão, por crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. Outras 500 pessoas assinaram acordo de não persecução penal e seus processos foram encerrados, de acordo com levantamento da Procuradoria-Geral da República (Fonte, Brasil de Fato).
É preciso comemorar sempre a vitória da democracia sobre o golpismo para desespero dos fascistas e golpistas. A democracia resistiu, sobreviveu e por isso sem anistia aos crimes perpetrados pelos golpistas.
https://infonet.com.br/blogs/claudio-nunes/8-de-janeironovo-dia-da-democracia-no-brasil-xo-golpistas-fascistas/