segunda-feira, julho 10, 2023

De onde vêm e para onde vão os impostos no Brasil, que a Reforma quer mudar?

Domingo, 09/07/2023 - 11h00

Por Folhapress

Foto: Reprodução / Folha

A Reforma Tributária aprovada pela Câmara dos Deputados na última semana busca simplificar o sistema tributário brasileiro. O eixo central da PEC (proposta de emenda à Constituição) é reduzir cinco impostos (os federais PIS, Cofins e IPI, o estadual ICMS e o municipal ISS) para dois (o federal CBS, e o estadual e municipal IBS). O texto agora segue para o Senado.
 

Dados da Receita Federal e do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) apontam a existência atualmente de ao menos 66 tributos em todas as esferas de governo --14 impostos, 35 tipos de contribuição e 17 taxas. O número de cobranças, no entanto, é apenas um dos problemas que tornam o sistema tributário nacional complexo.
 

Estudo do IBPT mostra que praticamente 1 em cada 5 normas federais surgidas desde a Constituição de 1988 teve como tema a área tributária. Em média, foram quatro normas por dia útil no período relacionadas à tributação.
 

Desde 2019, a Folha publica um mapa das receitas e despesas nos diversos níveis de governo.
 

O infográfico abaixo segue as mesmas classificações e divisões utilizadas no Orçamento e nas publicações do Tesouro Nacional, Receita Federal e demais órgãos federais.
 

Ele mostra a arrecadação (receitas primárias) e os gastos para prover bens e serviços públicos à população e manter a estrutura do Estado (despesas primárias). O mapa não inclui as receitas e despesas financeiras.
 

Os dados utilizados são divulgados nos boletins do Tesouro Nacional e formam o resultado primário.
 

Símbolo da guerra fiscal, o estadual ICMS, é o que mais arrecada. Por sua complexidade, é um dos principais alvos das reformas que unificam tributos sobre bens e serviços.
 

Outro alvo é o recordista de alíquotas, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Seu regulamento ocupa quase 500 páginas, que classificam inúmeros produtos.
 

 

Em destaque

Com volta do recesso, oito bancadas da Câmara ainda não definiram seus líderes

Publicado em 1 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lideranças serão definidas no próximo mês Victor...

Mais visitadas