Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, junho 27, 2023

Mourão negou ter dito que temia golpe de Bolsonaro, mas a conversa teve testemunha

Publicado em 27 de junho de 2023 por Tribuna da Internet

Mourão representará Bolsonaro na posse do novo presidente da Argentina -  País - Jornal NH

Mourão afirma que o embaixador “viajou na maionese”

Guilherme Amado, Edoardo Ghirotto e Natália Portinari
Metrópoles

O senador Hamilton Mourão, do Republicanos do Rio Grande do Sul, negou que tenha dito ao ex-embaixador americano no Brasil Thomas Shannon que temia um golpe de Bolsonaro, conforme noticiaram Michael Stott, Michael Pooler e Bryan Harris no Financial Times. Mas, embora Mourão negue, a conversa foi presenciada por uma terceira pessoa.

À coluna Mourão disse que o diplomata “viajou na maionese” na entrevista ao jornal britânico. Shannon foi embaixador em Brasília entre 2010 e 2013. Ele deu a declaração para uma reportagem que narrava os esforços do governo americano para dissuadir as Forças Armadas brasileiras de embarcar numa aventura golpista.

DISSE MOURÃO – “O Thomas Shannon está viajando na maionese. Não tive uma conversa isolada com ele. Ele me fez perguntas sobre a situação política nessa reunião com investidores, que, se eu não me engano, foi na Câmara de Comércio em Nova York, em julho, e depois não tive nenhuma conversa em particular com ele dizendo que eu estava preocupado”, afirmou Mourão.

Shannon disse que teve a conversa com Mourão no elevador, após um jantar privado com investidores, em julho do ano passado, em Nova York.

“Quando a porta estava se fechando, eu disse a ele: ‘Você sabe que sua visita aqui é muito importante. Você ouviu as preocupações das pessoas que estavam à mesa. E eu compartilho dessas preocupações. Para ser franco, eu estou muito preocupado [com um golpe]’. Mourão virou-se para mim e disse: ‘Eu também estou preocupado’”, afirmou Shannon ao Times.

No elevador, além de Shannon e Mourão, estava a CEO e presidente da America Society/Council of the Americas, Susan Segal. E, a quem lhe pergunta, Segal responde que Mourão de fato disse estar preocupado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É incabível cobrar de Mourão uma reprodução exata da conversa. Ao comentar que também estava preocupado, Mourão podia estar se referindo apenas à situação da política brasileira em geral, devido ao radicalismo da polarização que se verificava à época, na pré-campanha eleitoral. Aliás, esse Thomas Shannon é um boquirroto enxerido, como se diz no Nordeste. Diplomata que se preza não fica a fazer revelações a jornalistas, porque sabe que a discrição é sua grande arma. (C.N.)


Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas