Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, setembro 26, 2021

CPI precisa focar no seu relatório final e deixar o restante para a Polícia Federal


CPI da Covid estuda discutir denúncias da Prevent Senior

Enfim, chegou a hora de a CPI preparar seu relatório final

Eliane Cantanhêde
Estadão

Vagabundo, picareta, ladrão, vigarista… Com essa profusão de insultos mútuos, os senadores Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, e Jorginho Mello, da tropa de choque bolsonarista, deixaram claro que a comissão não está no seu melhor momento e chega à reta final com ameaças de sopapos entre seus próprios integrantes. Renan caiu na armadilha dos governistas e só quem perde é a CPI. Foco, senhores! Foco!

Criada para investigar, divulgar e responsabilizar os negacionistas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, pela sua coleção de erros pavorosos durante a pandemia, a CPI não só cumpriu esse papel, como também atirou no que viu e acertou no que não viu – nem previu: um esquema tão primário quanto nocivo de empresas e lobistas para tirar uma casquinha da desgraça com o dinheiro público.

NUMA ENCRUZILHADA – Na última semana, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid mostrou estar numa “encruzilhada”, após uma sequência de três depoimentos “lamentáveis” e troca de insultos entre senadores. O momento é de encerrar as oitivas para que os parlamentares foquem no relatório final.

Os senadores precisam parar de temer a crise de abstinência do pós-CPI, que é quando os holofotes se apagam. É preciso parar os depoimentos, com o fim da exposição pública, e se voltar para dentro, para o principal, que é o relatório final a ser discutido e votado.

FORÇA-TAREFA – Para dar sequência às apurações iniciadas pelos senadores, o Ministério Público de São Paulo criou na quinta-feira, 23, uma força-tarefa que vai investigar se a Prevent Senior tratou pacientes, sem o devido consentimento, usando o chamado kit-covid.

A CPI tem uma função: trazer à luz todas essas questões, mostrar tudo isso e concretizar um belo relatório final, porque não pode ficar indefinidamente, durante anos, investigando os detalhes.

Sobre a próxima semana de trabalhos, o já agendado depoimento do empresário bolsonarista Luciano Hang não vai servir para nada e será transformado por ele num circo, porque é daqueles que gostam de aparecer na mídia.


Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas