Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, julho 30, 2020

A história se repete e não é farsa, basta lembrar Lacerda, Kubitschek e Jango.


Há 50 anos, movimento de oposição Frente Ampla uniu Lacerda, JK e ...
Charge do Orlando Mattos (Arquivo Globo)
Roberto Nascimento
O grande jornalista Pedro do Coutto levantou o assunto do golpe de 1964 e muitos comentaristas se manifestaram. Alguns, de forma lamentável. Chamar Carlos Lacerda de canalha tem o mesmo sentido de dizer que João Goulart era imbecil. Vamos criticar a postura política, sem entrar na adjetivação pessoal.
Jango foi derrubado por forças conservadoras terríveis, que minaram seu governo, em movimento financiado por empresários multinacionais e empresários brasileiros, principalmente de São Paulo. A marcha com Deus pela família foi só um detalhe.
CONSPIRADORES – O embaixador americano Lincoln Gordon conspirou, com apoio de Roberto Marinho, e o adido militar Vernon Walters, que era da CIA, convenceu os militares a dar o golpe e acabar com a democracia.
Usaram o argumento falso de que Jango iria se aliar aos comunistas e criar uma República Sindicalista. Nada mais fake do que esse argumento tosco e tolo. A maioria dos brasileiros sempre foram conservadores e o presidente, também, como fazendeiro gaúcho milionário, mas profundamente preocupado com as questões sociais.
O embaixador brasileiro nos EUA, Roberto Campos, também traiu o presidente, tanto que foi logo convocado por Castelo para o ministério do Planejamento.
COSTA E SILVA, PREFERIDO – O presidente não era para ser o general Castelo Branco. O preferido da caserna era o general Costa e Silva. E o general Olímpio Mourão precipitou a derrubada de Jango ao movimentar suas tropas de Juiz de Fora em direção ao Rio de Janeiro. Ao chegar em Resende, suas tropas estiveram na iminência de um combate, com o efetivo das Agulhas Negras, mas, as pombas da paz entraram em ação e acabaram se confraternizando.
Mourão partiu para o Rio de Janeiro. Lá chegando suas tropas ficaram aquarteladas no Maracanã. Logo sem seguida ao golpe, Mourão foi afastado da cúpula de Revolução, mas o recompensaram com um cargo de ministro do Superior Tribunal Militar, que lhe dobrou os vencimentos. Morreu entristecido e decepcionado com seus pares da caserna. O poder não estava reservado para ele. Quem manda de verdade vetou seu nome.
E a Frente Ampla? | Opinião e Notícia
Carlos Lacerda criou a Frente Ampla., com Juscelino e Jango
LACERDA E JUSCELINO – O certo é, que uma conspiração brutal tirou o presidente do cargo. O líder udenista Carlos Lacerda tramou pela derrubada de Getúlio e depois pela queda de Jango. Mas, o castigo dele veio a cavalo. O regime militar cassou Lacerda e impediu que seu sonho de ser presidente fosse realizado.
Juscelino Kubitschek, assim como Carlos Lacerda, fez a aposta errada, ao apoiar o golpe, na crença pueril, de que os militares convocariam eleições em 1965. Ledo engano. Ambos foram cassados e depois perseguidos pelo regime que apoiaram. Uma terrível lição de vida para os dois políticos.
Depois, Lacerda fez a autocrítica e criou a Frente Ampla pela Democracia, com apoio de Juscelino e Jango. Foi um momento muito triste da história da nação, todos morreram decepcionados, eram os mais importantes políticos das décadas de 50/60. O sonho da presidência foi pelos ares. Quem perdeu com tudo isso foram os brasileiros, principalmente os mais pobres.
O PAÍS PIOROU – O país está muito pior, no que tange a política em todos os sentidos. Não aprendemos nada com o sofrimento da época. A memória nacional é muito curta. Precisamos avançar e não é pouca coisa não, pois o atraso é imenso, até perturbador.
Meu avô recebia Cr$ 1,2 mil de aposentadoria. Castelo Branco reduziu para Cr$ 700,00. Que tristeza esse país. Os americanos impuseram regimes ditatoriais em toda a América Latina, com medo do alinhamento dos países do Cone Sul com a URSS. Era preciso preservar o quintal para a América. Quem não se lembra da Operação Condor?
Agora, os americanos não querem que o Brasil aceite a tecnologia 5 G da China, muito mais barata e eficiente em termos científicos e inovadores. A história se repete e não é farsa.

Em destaque

Para rebater críticas, Pimenta diz que não é inimigo do governador Eduardo Leite

Publicado em 15 de maio de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Lula se livrou de Pimenta, que não ficará mais no Pl...

Mais visitadas