A Ford vai transformar os veículos em pontos de conexão sem fio à internet com a introdução da segunda geração do SYNC, seu famoso sistema de conectividade veicular.
Inserindo um modem móvel de banda larga à porta USB do SYNC, o usuário passa a contar com uma conexão sem fio segura que pode ser usada pelos passageiros para se conectar à internet por meio de dispositivos móveis, onde houver sinal disponível.
"Enquanto você está guiando para a casa da sua avó, sua esposa pode fazer compras on-line e as crianças podem trocar mensagens com os amigos e atualizar o seu perfil no Facebook", diz Mark Fields, presidente da Ford nas Américas. "E você não precisa pagar por outra assinatura de conexão móvel ou aparelho, porque a Ford permite que você use a tecnologia já incorporada ao veículo."
Estudos da Consumer Electronics Association mostram que, nos Estados Unidos, 77 milhões de adultos formam o grupo chamado de "entusiastas da eletrônica", e mais da metade deles expressa o desejo de possuir um sistema de comunicação e informação a bordo. Mesmo entre a população geral, mais de um terço dos americanos têm interesse na possibilidade de checar seus emails e acessar a internet dentro do carro.
Atualizável e seguro
A porta USB disponível no SYNC permite aos usuários conectar uma série de aparelhos, incluindo o modem móvel de banda larga. Além disso, basta uma atualização de software para que o SYNC possa se conectar aos dispositivos mais modernos.
"A velocidade em que a tecnologia evolui, particularmente nas conexões sem fio, torna a obsolescência um problema real", diz Doug VanDagens, diretor da Organização de Soluções de Serviços de Conexão da Ford. "Nós resolvemos esse problema fazendo o SYNC trabalhar com praticamente qualquer tecnologia que seja plugada nele. Aproveitando o equipamento que o usuário já tem, e que pode ser atualizado independentemente do SYNC, ajudamos a garantir a compatibilidade futura com qualquer tecnologia de conectividade que venha a ser criada."
A conexão sem fio do SYNC é uma solução simples para levar a internet para dentro do veículo, em comparação com outros sistemas disponíveis no mercado. Por ser instalado de fábrica, ele é totalmente integrado ao veículo, sem a necessidade de adaptações.
"Tornando o SYNC compatível com os dispositivos móveis existentes, a Ford garante o máximo de valor, flexibilidade e conveniência para os usuários", diz Fields. "A conectividade constante está se tornando parte da rotina de nossos clientes. Estamos tornando a tecnologia existente mais acessível, sem agregar custos. Esse é o tipo de valor que os clientes Ford esperam da marca."
Usando o sistema wifi do SYNC, um sinal é disponibilizado dentro do veículo. O padrão de segurança é usar o WiFi Protected Access 2 (WPA2), que requer o uso de uma senha escolhida pelo usuário para se conectar. Quando o SYNC detecta um novo aparelho wifi pela primeira vez, o motorista precisa permitir a conexão desse dispositivo, evitando que usuários não autorizados tenham acesso ao sinal.
Sistema completo
Desenvolvido junto com a Microsoft, o Ford SYNC é uma plataforma de software avançada que permite aos consumidores a conveniência e a flexibilidade de conectar seus aparelhos digitais e celulares Bluetooth ao veículo e operá-los usando comando de voz ou controles instalados na direção.
Ele conta com as seguintes funções:
• Mensagens sonoras de texto: quando pareado com um celular Bluetooth, o SYNC converte mensagens de texto do celular em áudio e as lê em viva voz. É possível também responder usando 20 mensagens predefinidas.
• Inteligência multi-idiomas: o SYNC é pré-configurado para operar em inglês, francês e espanhol.
• Chamadas ativadas por voz: basta apertar o botão "Talk" instalado na direção e dizer o nome da pessoa com quem quer falar. O SYNC liga automaticamente para o nome listado nos contatos do celular.
• Funções avançadas de chamada: o SYNC inclui as mesmas funções disponíveis nos celulares, como identificação de chamadas, chamada em espera, conferência, lista de contatos e ícones de carga da bateria e força do sinal, que são exibidas na tela do rádio.
• Chamada de emergência: quando pareado com o celular, devidamente ligado e conectado ao SYNC - o que é projetado para ocorrer sempre que o motorista entra no carro com seu celular - o sistema é preparado para ligar ao serviço local de emergência (número 911 nos Estados Unidos) se o air bag for ativado em um acidente.
• Check-up do veículo: o SYNC tem a capacidade de reunir informações importantes dos principais módulos de controle do veículo e enviá-las para a Ford por meio do celular do cliente. A informação é analisada automaticamente pela Ford, que gera um relatório e o envia por meio de mensagem de texto ou email, conforme a preferência do cliente.
• Música ativada por voz: a tecnologia avançada de reconhecimento de voz do SYNC permite que se opere o celular, ou o tocador de música digital, por simples comandos de voz. É possível navegar nos arquivos de música do CD-player, do dispositivo USB ou do celular, selecionados por gênero, álbum, artista ou música, usando comandos de voz como "rock", "play" ou "play track".
• Suporte a "ring tones": o SYNC toca "ring tones" personalizados nos celulares que dispõem dessa função. Se o usuário configurou "ring tones" específicos para identificar seus contatos, o SYNC vai tocá-los também.
• Transferência automática de agenda: o SYNC transfere automaticamente, por conexão sem fio, todos os nomes e números inseridos na agenda do celular.
• Conexão sem interrupção: não é necessário desligar no meio de uma chamada ao entrar no veículo. Basta apertar o botão "Telephone Button" na direção e o SYNC se conecta automaticamente ao celular Bluetooth para continuar a conversa.
• Navegação: a mais nova aplicação do SYNC é o sistema de informação e orientação de tráfego, integrado à tecnologia GPS e celular Bluetooth. Acionado por comando de voz, sem a necessidade de usar as mãos, ele dá acesso a boletins personalizados de trânsito, orientação de rotas e informações comerciais, sobre o tempo, esportes e notícias.
O usuário pode receber alertas de trânsito por mensagem de texto, incluindo a localização e severidade de acidentes ou obras na pista, ou navegar no site que informa sobre as condições de tráfego em todo o país.
O sistema de navegação orienta o motorista por instruções de áudio, rua a rua, sobre a direção a seguir, e informa também a localização de milhões de pontos, como cinemas e restaurantes.
O motorista pode também personalizar o tipo de notícias que deseja receber, por comando de voz: informações sobre determinado esporte ou time, condições do tempo em uma região específica ou, por exemplo, notícias sobre negócios, variedades ou tecnologia.
Fonte: Tribuna da Bahia