Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 01, 2024

Na Bahia, ABI recebe dois novos apoios pela aprovação da PEC da Água Potável.



Na Bahia, ABI recebe dois novos apoios pela aprovação da PEC da Água Potável.  


Juntam-se à campanha, o deputado estadual Marcelino Galo e a vereadora de Salvador Marta Rodrigues. 


Salvador, 2 de abril de 2024. 


A Associação Brasileira de Imprensa - ABI, por iniciativa de sua Comissão de Meio Ambiente, intensifica sua Campanha pela Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição da Água Potável (PEC 6/2021).

Lançada em fevereiro deste ano, visando mobilizar jornalistas e instituições da sociedade civil para que a emenda seja aprovada ainda este ano pelo Congresso Nacional. A PEC 6/2021 é de extrema importância para a sociedade brasileira. Ela propõe a inclusão do acesso à água potável entre os direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal. De acordo com dados do Censo de 2022 publicados na semana passada, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à rede geral de distribuição de água.

Para o Deputado Estadual pela Bahia, Marcelino Antonio Martins Galo, que é Engenheiro Agrônomo, com forte atuação em defesa do Meio Ambiente e contra a privatização, - “a PEC da Água é fundamental ser aprovada e requer apoio de todos”.    

Nascido em Salvador em 04 de março de 1956, Marcelino Galo  participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes - UNE, em 1979. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, em 1980, especializando-se em Planejamento Agrícola e Desenvolvimento Rural - PNUD/FAO, em 1988. 

Eleito deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores - PT, 2011 - 2015. Reeleito pelo PT, 2015-2019. Reeleito para o período de 2019-2023 e Suplente de Deputado Estadual, pela Federação Brasil da Esperança, 2023-2027, reassumindo o mandato parlamentar em 11/03/2024.

Já a vereadora Marta Rodrigues, que é uma mulher negra, mãe, feminista, antirracista, professora e está exercendo o terceiro mandato como vereadora de Salvador (PT). Foi reeleita no dia 15 de novembro de 2020, sendo a edil mais votada da sigla, entende que a aprovação da PEC da Água 6/2021, -  “é um direito a vida, um direito humano e deve ser incluída na Constituição”.  

Marta, formada em Letras pela UCSal e especialista em Direitos Humanos pela UNEB e em Políticas Públicas pela UNICAMP, é, atualmente, presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Democracia Makota Valdina e diretora da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Salvador.


Apoios. 


Desde o lançamento em 1º de fevereiro, a campanha já recebeu apoio de associações e organizações como o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), a Associação Cearense de Imprensa (ACI), a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), a Universidade do Estado da Bahia, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUNEB), Coletivo de Imprensa IBI - Inteligência Brasil Imprensa e o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia – Sindae, da Deputada Federal Alice Portugal (PC do B/BA), Deputado Federal Joseildo Ramos (PT/BA), entre outros pelo Brasil. 

O dia 22 de março de 1992, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. Em comemoração ao Dia da Água, o Sindae realizou o seu 24° Grito da Água, com uma caminhada e saída da praça do Campo Grande, em Salvador, na Bahia, às 14 horas, até a Praça Castro Alves, e contou com a presença do jornalista Fábio Costa Pinto, representante da ABI no Estado da Bahia.  

O Grito da Água é visto como a maior manifestação de rua em defesa da água da América Latina, sendo um importante instrumento de alerta à sociedade baiana sobre os riscos da degradação das riquezas naturais e sobre o processo de mercantilização da água. 

A ABI, o deputado Marcelino Galo, a vereadora Marta Rodrigues e o Sindae convidam a todos a se engajarem nessa campanha, como forma de pressão, os deputados  e deputadas federais a votarem e aprovarem a PEC 6/2021. Defender o direito humano à água é defender a vida.


Contatos da campanha:  


Região Sudeste: Zilda Cosme Ferreira, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente da ABI: zildaf87@gmail.com

Brasília e Região Centro-Oeste: Armando Rollemberg: asrollemberg@gmail.com

Região Nordeste: Fabio Costa Pinto: fabiocostapinto.abi@gmail.com

Região Norte: Kátia Brasil: katia@amazoniareal.com.br

Região Sul: Lara Sfair: lara@vivavox.ppg.br


*Fábio Costa Pinto, Jornalista, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa - ABI e Comissões de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos, e da Comissão de Meio Ambiente

Em destaque

Quaquá defende os irmãos Brazão e compra briga com Gleisi e Anielle

Publicado em 10 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Quaquá recebeu diversos membros da família Brazão...

Mais visitadas