quarta-feira, agosto 30, 2023

Cerca de 450 pessoas desaparecem por ano em SE; veja onde pedir ajuda

Quase sempre o desaparecimento não se traduz em crime, mas quanto mais célere for a comunicação à polícia, maiores são as chances de encontrar a pessoa (Foto: Divulgação)

em 30 ago, 2023 10:18


Cerca de 450 pessoas desaparecem por ano em Sergipe, segundo dados divulgados pela Polícia Civil nesta quarta-feira, 30. Uma rápida comunicação do desaparecimento pode levar à polícia ao paradeiro do familiar.

De acordo com a Polícia Civil, a pessoa já é considerada desaparecida quando não há informações sobre sua localização, o que pode não apontar um crime, mas é preciso que a Polícia Civil investigue para que a pessoa seja rapidamente encontrada.

De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, da Delegacia de Atendimento à Criança e ao adolescente Vítima (Deacav), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). “Não existe prazo determinado para essa comunicação de desaparecimento. É um mito ter que esperar 24h ou 48h, pois quanto mais rápido a comunicação, melhor. O tempo é fundamental para que a pessoa seja encontrada, e com vida. E sabemos de situações de desaparecimento que demandaram crimes”, evidenciou Ronaldo Marinho.

Para a comunicação do desaparecimento, o delegado ressalta que a família procure a delegacia. “É fundamental que a família leve todas as informações, como dados completos, última foto, perfil em mídias sociais, roupas, locais que a pessoa costumava frequentar. Essas informações devem ser passadas à polícia para que os investigadores façam buscas para localizar aquela pessoa desaparecida. O primordial é encontrar essa pessoa”, especificou.

Existe ainda dois tipos de desaparecimentos conforme revelou Ronaldo Marinho. “O desaparecimento voluntário é aquele em que a própria pessoa não quer mais ficar no local onde está. Já o desaparecimento involuntário pode acontecer de forma criminosa ou não criminosa. Nos casos não criminosos, a pessoa sai sem documento e pode acabar tendo algum problema de saúde, sendo encaminhada a um hospital estando internada sem consciência. O criminoso é quando a pessoa desaparece em decorrência de um crime”, relatou.

por Aisla Vasconcelos
com informações da Polícia Civil

INFONET

Em destaque

Centrão barra avanço bolsonarista e isola Tarcísio em disputa pela liderança da direita

Publicado em 14 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Centrão avalia que Tarcísio precisa se distancia...

Mais visitadas