Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, junho 06, 2023

AJU: o verdadeiro motivo do atraso inauguração do corredor de ônibus

 em 6 jun, 2023 4:04


  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O verdadeiro motivo do atraso da inauguração do corredor de ônibus das Avenidas Hermes Fontes/Adélia Franco

 

Pois é, depois de muito tempo de pronto – e a desculpa da SMTT que faltavam os pontos de ônibus e sinalizações – o corredor de ônibus das avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco continuam sem a devida inauguração e os ônibus usam as outras vias e os carros particulares usam o corredor, num verdadeiro balaio de caranguejo, onde o crustáceo, neste caso, é o pobre mortal que necessita de usar o transporte urbano.

O que muitos criticavam, mas não tinham dados para referendar, o blog descobriu através de um diálogo com um engenheiro de trânsito: não inaugura por conta da incompetência da SMTT e sua engenharia.

Segundo um engenheiro de trânsito, não foi inaugurado porque encontraram um grave “equivoco” quando da elaboração do corredor de ônibus. Fizeram o projeto, mas não se alertaram para o grande gargalo que foi detectado somente após as obras realizadas.

O que eles não dizem é que erraram feio, projeto mal elaborado. Os ônibus passam a circular pelo corredor esquerdo de toda a Avenida Hermes Fontes, mas o que não foi estudado é como os ônibus irão convergir à direita no cruzamento com a Avenida Barão de Maruim. Será que os engenheiros de trânsito não perceberam isso antes? Só quando entrar em vigor é que a população vai visualizar o caos do trânsito naquela localidade? Os ônibus trafegando pelo lado esquerdo da Avenida Hermes Fontes e tendo que convergir à direita para acessar a Avenida Barão de Maruim.

Com a palavra os engenheiros de trânsito da SMTT. Bem que o MPE poderia convocar o responsável pelo projeto para explicar a realidade.

 

Arraiá do Povo! Contribuições para melhoria do evento que vai até o dia 01 de Julho: mais banheiros, internet e restaurantes com preços mais acessíveis.  E o sucesso do Arraiá do Povo já é uma realidade em poucos dias de realização. O evento, realizado pelo governo do Estado, vai até o dia 01 de julho na orla de Atalaia e vem atraindo muita gente. Algumas sugestões fruto das contribuições de quem foi ao evento:

As sugestões:

 – mais banheiros na área dos shows. Gente demais e poucos banheiros e se a pessoa sai para utilizar os da área de fora não tem como retornar, porque o espaço está lotado;

 –  Quem depende das redes móveis está passando por perrengues. As empresas precisam ampliarem a conexão na região da Orla durante os festejos. Isso interfere até mesmo na divulgação dos turistas que estão visitando nossa cidade e assim eles possam postar e divulgar a festa online. E compromete as vendas, pois o PIX tem sido a moeda mais utilizada e dificilmente consegue-se uma conexão;

 – Sem acesso a Internet os frequentadores que dependem das redes móveis sofrem para chamarem um Uber e têm que se submeterem aos táxis que estão cobrando o triplo;

 – Os restaurantes do local estão cobrando um preço alto, inclusive para mesas. A pergunta é: como foi feito o processo licitatório para os restaurantes se instalarem no Arraiá do Povo?

 

Remédio para transplantados renais E o blog foi informado ontem pela assessoria da Secretaria da Saúde que o medicamento “micofelonato de mofetila”, usado por pessoas com transplantes de rins, como faz parte do grupo 1A , com a aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde e é disponibilizado para todos os estados, cujo repasse está atrasado.  Algo semelhante a vacina, os estados só fazem distribuir para os pacientes.

Posse na Codevasf bastante prestigiada Foi realizada ontem, 5, a posse simbólica de Thomas Jefferson França da Costa como novo Superintendente da Codevasf Sergipe, com a presença do Presidente Nacional Marcelo Andrade Moreira Pinto. Jefferson já vem desempenhando suas funções à frente da Codevasf/SE desde o último dia 24 de maio. Gestor público, Thomas Jefferson França da Costa atuou no

Fotos: Jadilson Simões

Tribunal de Contas e na Assembleia Legislativa de Sergipe, foi superintendente estadual da GEAP e diretor institucional em Sergipe da União das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS).

Grande trabalho O governador Fábio Mitidieri parabenizou Thomas Jefferson e disse nunca ter visto tanta gente em uma posse na Codevasf. “Já participei de umas quatro cerimônias de posse aqui e nunca vi uma casa tão cheia como hoje. Isso mostra o carinho e o respeito das pessoas com o novo superintendente e com a equipe de servidores que faz a Codevasf. Jeco é uma pessoa muito querida e eu tenho certeza que fará um grande trabalho e vai somar muito”, afirma.

Agradecimento a bancada de SE O novo superintendente da Codevasf em Sergipe fez um discurso de agradecimento à deputada federal Yandra Moura, à bancada sergipana em Brasília e ao governador Fábio Mitidieri. “Eles foram fundamentais no processo e acreditaram em mim para essa missão. Hoje a Codevasf tem todas as credenciais para ajudar no desenvolvimento dos nossos municípios e no que depender de mim assim será. Chego a esta casa com muita humildade e vontade de trabalhar; ciente de que o meu principal papel aqui é ser um facilitador, tornando excelente, o trabalho realizado pelos profissionais da nossa casa, lutando para reduzir as burocracias para a chegada dos benefícios para a população, sempre agindo com transparência, respeito e seriedade, assumindo compromisso de parceria com as prefeitas e os prefeitos”, enfatiza.

Presidente Alese destaca competência Ao participar da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), destacou ter certeza que o gestor vai beneficiar ainda mais estado de Sergipe com as ações desenvolvidas por meio de projetos que impulsionam a economia nos municípios. “Jefferson é uma pessoa muito conhecida no setor público, com uma expertise grande, muito competente; trabalhou na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Contas ocupando cargos técnicos e hoje vem para coroar e trabalhar pela Codevasf, empresa que vem fazendo muito por Sergipe nos últimos anos, com a revalorização e nada melhor do que ter uma pessoa tão competente e capaz. Estou aqui para dar parabéns ao meu amigo e dizer que a gente tem a confiança de que a Codevasf vai

Fotos: Jadilson Simões

melhorar ainda mais no serviço que vem prestando aos sergipanos”, entende o presidente da Alese.

Presença do presidente nacional da Codevasf Entre as autoridades presentes, o presidente nacional da Codevasf, Marcelo Moreira Pinto, os ex-deputados federais André Moura e Fábio Henrique, o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, secretários estaduais e prefeitos de vários municípios sergipanos. “Jefferson é uma pessoa muito experiente e nós vemos pelo currículo e a trajetória profissional que teve aqui no estado; conhece tudo e vai nos ajudar bastante a ampliar as nossas ações, executar de forma mais eficiente os recursos alocados e vamos atender a todos os municípios sergipanos; as portas continuam sempre abertas para que os recursos federais consigam chegar até a população de forma mais rápida, eficiente e muito transparente”, garante o presidente nacional, Marcelo Moreira

Ajudar no desenvolvimento de SE De acordo com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), a Codevasf tem um papel fundamental no desenvolvimento dos municípios. “Hoje estamos aqui prestigiando a posse do novo superintendente da Codevasf em Sergipe, que o Thomas Jefferson, conhecido como Jeco e viemos prestigiar porque sabemos o quando essa companhia vai ajudar no desenvolvimento do nosso estado”, acredita. Também participaram do evento, os deputados Kaká Santos e Marcelo Sobral (ambos União Brasil), que parabenizaram Thomas Jefferson e afirmaram acreditar no desenvolvimento dos municípios por meio das ações da Codevasf. (Com/Alese). 

Em Telha, Zé Nunes ganha força no bloco da situação mas, se houver qualquer intercorrência, até mesmo a oposição pode bancar sua candidatura Deu no AndersonsBlog: um dos municípios de menor eleitorado de Sergipe, Telha, não se pode dizer que as eleições não são disputadas. Muito pelo contrário: quanto menos voto, maior é a disputa, isso sim! Só que pras Eleições 24, um nome tem tudo pra ser decisivo e o fiel da balanca eleitoral: Zé Nunes (PSD), atual secretário de Governo do prefeito Flávio Dias, também do PSD, que já está em seu segundo mandato. Claro que o atual gestor tem a preferência na escolha de quem será o candidato de seu agrupamento a sua sucessão. Mas o nome de Zé Nunes cresce por conta também de seu próprio desempenho eleitoral recente. Vai vendo!Em 16, Zé foi candidato a vereador e se elegeu como o mais votado. Em 19, por decisão pessoal, renunciou ao mandato. Mas isso acabou fortalecendo seu nome junto ao eleitorado a ponto dele eleger o seu irmão, Chicão (MDB), que veio a ser, inclusive, presidente da Câmara de Telha.

Silêncio absoluto sobre a decisão Em assim sendo, os boatos políticos da cidade dão conta, inclusive, de que o ex-prefeito Domingos (PSC), caso siga com problemas jurídicos que o impeçam de se candidatar, toparia tranquilamente levar seu agrupamento a apoiar Zé Nunes de quem é, inclusive, primo. Mas o fato é que Zé Nunes, mesmo estando tão bem cotado, segue em silêncio absoluto sobre qual será a sua decisão pra 24. Mas uma coisa é certa: seu nome ainda será muito comentado e ele acabará sendo decisivo mas Eleições 24 em Telha. Sigamos!

Com relator da Reforma Tributária, Laércio defende geração empregos Às vésperas da apresentação do parecer da Reforma Tributária, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) se reuniu com o relator da proposta na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), para defender que o texto não sobrecarregue o setor de serviços e prejudique a geração de empregos. Na companhia de dirigentes de entidades do setor, Laércio elogiou a atuação do Grupo de Trabalho formado por deputados para discutir o assunto e argumentou que a nova lei deve buscar modernizar a cobrança de impostos e impulsionar novos investimentos e a criação de novos postos de trabalho.

Caminho do emprego “A Reforma Tributária deve perseguir o caminho do emprego e levar em conta que a sociedade e os empreendedores não podem pagar mais tributos. Atualmente, o setor terciário, como o comércio, transporte, saúde, educação e turismo, é o que mais emprega no Brasil, e representa quase 75% do PIB”, resumiu Laércio.

Relatório e substitutivo Aguinaldo Ribeiro confirmou que apresentará um relatório das atividades do Grupo de Trabalho (GT) nesta terça-feira (6). Já o chamado substitutivo às propostas em análise (PEC 45/19, da Câmara, e PEC 110/19, do Senado) deverá ser divulgado quando for definida uma data para a discussão em Plenário. A expectativa é que a votação seja concluída na Câmara até o final deste mês. Entre os pontos consensuais, está a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) dividido em um tributo federal e um de estados e municípios. A ideia é que o novo imposto substitua outros 5: IPI, PIS, Cofins, ICMS estadual e ISS municipal. O relator já sinalizou que o IBS deverá ter mais de uma alíquota, para atender diferentes setores que temem ser prejudicados com as alterações na lei, como o agronegócio e o transporte público.

Impactos no setor de serviços Durante a reunião, os representantes do setor de serviços justificaram que um possível aumento de impostos terá impacto negativo nas contratações, como explicou o presidente da Central Brasileira do Setor de Serviços, João Diniz.

Impactos no setor de serviços II “Qualquer elevação da carga tributária sobre os serviços vai representar a redução da mão de obra. Nós estamos aqui em nome do emprego, porque quem paga a conta é o consumidor final”, disse Diniz, ao revelar que o relator não adiantou o texto final da proposta mas mostrou disposição em conversar. “O relator mostrou boa vontade com o que chama de `calibragem´ da alíquota e falou em uma única alíquota intermediária, o que demonstra um progresso em relação ao assunto. ”, afirmou Diniz.

Reciclagem é tema de audiência pública de autoria de Breno Garibalde “Porque reciclamos tão pouco?” Esse foi o tema da audiência pública promovida pelo vereador Breno Garibalde e realizada no plenário da Câmara de Aracaju, ontem, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.“Além de nos fazer perder muito dinheiro, a falta de uma reciclagem mais abrangente e bem realizada afeta diretamente o nosso meio ambiente. Foi uma audiência muito importante, da qual saímos com encaminhamentos para o poder executivo”, afirma o parlamentar.

 Ideias e soluções Ainda segundo Breno, a ideia da audiência, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, é ampliar as discussões sobre o tema, além de trazer ideias e soluções para que sejam encaminhadas ao executivo. “Segundo dados mais recentes, no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados, e em Aracaju o número é ainda menor, somente 2%. O restante disso, a gente está pagando para enterrar. Isso poderia ser fonte de renda e riqueza para muita gente. Então é muito importante que a gente esteja aqui discutindo esse tema”, ressalta o vereador.

 Palestrantes Entre os palestrantes da audiência, além do vereador, arquiteto e urbanista Breno Garibalde, estiveram Eduardo Matos, promotor do Ministério Público Estadual; Renato Filho, diretor da Eco TI Ambiental; Rodrigo Menezes, coordenador de comunicação corporativa da Orizon; Ramon Brant, Gerente Regional de Operações da Orizon; Luciana Rodrigues, professora doutora em Saúde e Ambiente e Vinícius Almeida, diretor operacional da Emsurb, além da presença da sociedade civil interessada. 

 Assuntos Os participantes abordaram assuntos como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, logística reversa, aumento e apoio às cooperativas de reciclagem. “Agradeço à presença de todas e todos, especialmente aos palestrantes que falaram com tanta categoria sobre a questão da reciclagem de resíduos sólidos tanto em nossa capital, como a nível nacional”, conclui Breno.

 Plantio hoje, 6 e jardim flutuante amanhã, 7 Semana do Meio Ambiente Continuando com a programação da Semana do Meio Ambiente realizada pelo parlamentar, hoje, 6, será realizada o plantio de árvores na Rua Itabaiana, Centro de Aracaju, a partir das 14h. Já na quarta-feira, 7, encerrando a programação, será realizada a implementação do projeto piloto de um jardim flutuante. A ação vai acontecer no Canal do Tramandaí, no Bairro Jardins, às 14h.

 

Curso de Liderança Pública A coordenadora regional do Progressistas Mulher, Glória Sena, participou nos dias 01 e 02 de julho, em São Paulo, do curso de Liderança Pública, promovido pela Fundação Milton Campos. O curso teve como objetivo formar líderes que têm compromisso em transformar o Brasil. “Quero agradecer ao senador Laércio Oliveira por incentivar a capacitação dos membros do partido, assim como o deputado federal Thiago de Joaldo. O conhecimento adquirido por meio desses cursos certamente impactará positivamente a forma como os gestores encaram os problemas e conduzem suas atividades”, disse. Também participaram do curso a vice-prefeita de Pedrinhas, Eliane Cruz, o empresário Levi Oliveira, a coordenadora nacional da Fundação Milton Campos, Ellen Konrad, e o advogado Elison Laerty.

 

 

Transparência No ultimo dia 26, o Sindicato das Agências de Propaganda de Sergipe – Sinapro/SE, realizou, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado, o I Seminário sobre Transparência no Processo de Licitação para Serviços de Comunicação – sob as Leis 12.232 e 14.133. Convidados, os palestrantes Dudu Godoy, Presidente do Sinapro/SP e Paulo Gomes de Oliveira filho, consultor jurídico.

 Transparência II Em pauta, a importância e o impacto da publicidade na economia e as implicações das leis de licitação, com destaque para o que é vedado no contrato publicitário: assessoria de imprensa, relações públicas e realização de eventos festivos de qualquer natureza, além da subcontratação de núcleos de mídia compostos de pessoas físicas, uma vez que uma agência já possui profissionais capacitados para o trabalho. O Poder Público, assim como as empresas de economia mista, dispõe de outros instrumentos para contratação de pessoal. O evento foi bastante prestigiado e marcou, de forma positiva, a atuação do Sinapro/SE.

Prazo para retirada de ossadas no São João Batista é ampliado para 19 de junho A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), prorrogou por mais 15 dias o prazo para que familiares com parentes sepultados há mais de três anos no Cemitério São João Batista (CSJB), no bairro Ponto Novo, compareçam ao local para retirada dos restos mortais ou para registrar uma solicitação formal para que os mesmos sejam depositados em um ossuário.

O procedimento de incineração das ossadas teria início nesta terça-feira, 6, mas com a prorrogação passa agora para o dia 20 deste mês. Essa é a segunda vez que o prazo é ampliado com o objetivo de dar mais tempo para que as famílias possam se organizar. Saiba mais em: https://shre.ink/HZbf

INFONET


Em destaque

Anasps divulga: fila de espera por benefícios do INSS cresce 33% nos últimos 3 meses

  Faculdade Anasps recebe o pesquisador Roberto de Rosa para palestra nesta quinta-feira Durante a pandemia de Covid-19, países ao redor do ...

Mais visitadas