Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, maio 02, 2023

Mensagens de WhatsApp entre GSI e Comando Militar serão alvo da CPMI

Publicado em 2 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Sem WhatsApp e ''É Golpe'' nas charges dos jornais de terça-feira - Região  - Jornal VS

Charge do Tacho (Jornal NH)

Marcela Mattos
Veja

Um grupo de WhatsApp formado por agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e militares do Comando Militar do Planalto (CMP) está na mira da CPMI que vai apurar aos atentados do dia 8 de janeiro. Foi nesse grupo que as principais tratativas envolvendo o Palácio do Planalto e o Exército foram travadas antes do dia 8 e também durante os ataques.

Como mostrou reportagem de VEJA, que teve acesso a parte dessas mensagens, o GSI, responsável pela segurança do Planalto, dispensou os militares na véspera, mesmo após os órgãos de segurança já alertarem para os riscos de a manifestação descambar para a violência e a depredação.

APENAS 36 SOLDADOS – Já no final de manhã de domingo, faltando pouco mais de uma hora para o início da manifestação, o gabinete de segurança solicitou apenas um pelotão – formado por 36 homens, número insuficiente para conter as milhares de pessoas que estavam na Esplanada. Mesmo após a invasão, não houve qualquer solicitação de reforço militar para conter os vândalos.

Para ter acesso à troca de mensagens, parlamentares articulam apresentar um requerimento pedindo a quebra do sigilo telefônico de agentes e militares que participavam do grupo. A CPMI foi criada na última quarta-feira, 26, e deve ter início nos próximos dias, após as lideranças partidárias definirem os membros que vão compor o colegiado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Notem como funcionam as coisas. A Veja toca no assunto das mensagens de alerta, mas não cita a reportagem da Folha. Baseia-se apenas em outra notícia, da própria Veja. (C.N.)

Em destaque

Lula agora terá que acomodar aliados que os eleitores “demitiram” ao votar

Publicado em 17 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Edinho, o futuro presidente do PT, está desempreg...

Mais visitadas