Publicado em 25 de maio de 2023 por Tribuna da Internet
Roseann Kennedy
Estadão
A influência da primeira-dama sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é tanta que no Congresso políticos da base e da oposição só se referem a ela como “presidenta Janja”. Entre os inúmeros causos contados sobre a primeira-dama nas rodas políticas, o mais recente diz que Janja aconselhou um ministro a não levar problemas para o presidente.
Ela teria ouvido em silêncio o relato de um ministro ao presidente sobre a crise na articulação política do governo no Congresso.
AO PÉ DO OUVIDO – Encerrada a reunião, a primeira-dama acompanhou o ministro até a porta. O recado veio na despedida ao pé do ouvido. “Não traga mais esse tipo de problema ao presidente”.
A história corre de boca em boca no Congresso e não é a única nesse sentido que ilustra a influência da primeira-dama. A conclusão de caciques políticos que a espalham é que um ministro que recebe um recado desses não tem outra alternativa a não ser atender.
E, assim, Lula fica cada vez mais blindado e desinformado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – “Foi liberdade demais que lhe dei”, explicaria o sambista Ciro Monteiro, com base no sucesso “Liberdade Demais”, de Hélio Nascimento e Mariano Filho, uma das últimas gravações do grande cantor carioca. Realmente, Lula misturou sua vida privada com a política e agora está enrolado de tal forma que jamais conseguirá se desenrolar. Sem a menor dúvida, foi liberdade demais que ele deu à dona Janja, sua terceira-dama, (C.N.)