Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, maio 29, 2023

Parecer de Isnaldo Bulhões é grave ameaça ao meio ambiente e aos indigenas

Publicado em 29 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Parecer de Bulhões esvazia o Meio Ambiente e os Povos Indígenas

Pedro do Coutto

Em um ótimo artigo publicado no O Globo deste domingo, os ex-ministros Celso Lafer e Rubens Ricupero condenam fortemente o parecer do deputado Isnaldo Bulhões na Comissão Mista do Congresso esvaziando as políticas  para o Meio Ambiente e para os Povos Indígenas estabelecidas pelo governo Lula da Silva, e que alcançou  inclusive grande repercussão internacional pela importância do tema do meio ambiente e do perigo do aquecimento global do planeta.

Lafer e Ricupero sustentam que enfraquecer a ministra Marina Silva funciona também como um desastre em matéria de credibilidade internacional brasileira. De fato, os ex-ministros da Indústria e Comércio e da Fazenda, a meu ver, têm total razão, sobretudo quando destacam o programa de regeneração tanto do programa ambiental do país quanto da imagem brasileira no plano internacional.

DOAÇÕES – Lembro que além disso, o Brasil recebeu doações dos Estados Unidos e de países europeus para o seu programa de combate ao desmatamento e preservação do Meio Ambiente e do Clima, e que colocar em prática exatamente o sentido oposto do projeto original de Lula é simplesmente trair tantos os interesses do país quanto o relacionamento com as nações diretamente interessadas no combate às investidas que só podem aumentar a poluição.

Lafer e Ricupero focalizam o que classificam de “trama em curso no Congresso” para que o Brasil não consiga realizar concretamente o seu programa de sustentabilidade do meio ambiente. Uma das medidas, por exemplo, dizem Lafer e Ricupero, é retirar do Meio Ambiente a realização do cadastro rural, instrumento para controlar o desmatamento e a grilagem de terras. O artigo é bastante oportuno tanto pela credibilidade de seus autores quanto pela importância fundamental do tema para afastar o risco do aquecimento global. Trata-se, portanto, de um compromisso inadiável.

INTERESSES – Na minha opinião, no fundo, mal se oculta os interesses comissionados peculiares às transações governamentais que inclusive não mudam de forma através do tempo. Veja-se, por exemplo, o escândalo da privatização da Eletrobras, acusação formalizada pelo próprio presidente Lula da Silva. No caso da foz do Amazonas na área equatorial, não se trata apenas de considerar a grande distância entre os postos de socorro e a possibilidade sempre existente de problemas.

A preservação ambiental é um valor compartilhado pela sociedade e pela opinião pública brasileira; o Congresso deve inspirar-se nesse sentimento, fornecendo ao governo meios de assegurar o seu compromisso assumido na campanha eleitoral, acrescentam Rubens Ricupero e Celso Lafer.

PEDOFILIA –  Excelente reportagem de Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga, O Globo de ontem, revela os múltiplos casos de pedofilia homosexual registrados por padres catolicos que falam em nome de Jesus Cristo, mas que agem exatamente no sentido mais profundo do anticristianismo.

O Papa Francisco tem combatido de forma tenaz e vigorosa esse trágico fenômeno que desmoraliza parte expressiva do clero que ocorre em vários países, inclusive no Brasil. O padre Pedro Leandro Ricardo, da Diocese de Limeira, por exemplo, em 2022, foi condenado a 21 anos de prisão por atentado violento ao pudor.

O Papa Francisco criou uma comissão para implantar iniciativas de proteção às crianças e aos adolescentes contra as investidas de violação e de negação da própria essência do cristianismo. Os padres pedófilos devem ser tratados através de processos judiciais condenatórios.

Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas