Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, maio 27, 2023

PSol quer convocar Mauro Cid, Heleno e Anderson Torres para a CPMI do 8/1

Publicado em 26 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Bolsonaro Tenente Coronel Mauro Cid

Se for convocado, Mauro Cid deverá ficar calado ao depor

Bruna Lima
Metrópoles

A bancada do PSol na Câmara dos Deputados pediu, nesta quinta-feira (25/5), a convocação de nove nomes para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de janeiro. Entre os nomes estão o tenente-coronel Mauro Cid, e os ex-ministros Anderson Torres (Justiça) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Os deputados Henrique Vieira (PSol-RJ) e Érika Hilton (PSol-SP), representantes do partido na CPMI, pediram também a convocação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Foi requerida também uma reunião com os participantes da CPI do 8 de janeiro da Câmara Legislativa do DF e o compartilhamento de informações obtidas pela comissão.

INVESTIGAÇÃO – No requerimento de convocação de Torres, o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Vieira e Hilton alegam que a sucessão de fatos protagonizada por Torres, como a viagem para os Estados Unidos e a minuta de golpe encontrada em seu escritório, deve ser investigada.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, pode ser convocado pela proximidade com o ex-presidente. Os deputados alegam que Mauro Cid pode expor a influência de Bolsonaro nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Já o ministro da Justiça de Lula, Flávio Dino, e seu número dois, Ricardo Cappelli, podem ser convidados para falarem sobre a inação prévia do Ministério da Justiça para prevenir a invasão terrorista nas sedes dos Três Poderes.

MORAES NA LISTA – Assim como Dino e Cappelli, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes também pode ser convidado a comparecer à CPMI, ou seja, a presença não é obrigatória.

Os outros quatro nomes foram convocados como investigados e devem, obrigatoriamente, comparecer à comissão.

Os requerimentos, agora, serão enviados para aprovação dos integrantes da CPMI. Aprovados, os nomes serão devidamente convocados ou convidados.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Nesta CPMI do 8/1 o silêncio será espantoso. A maioria dos depoentes vai ficar de boca fechada para não se comprometer ainda mais. (C.N.)


Em destaque

Descendente de espanhóis, Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica, é eleito no Uruguai

Por JB INTERNACIONAL redacao@jb.com.br Publicado em 25/11/2024 às 07:26 Alterado em 25/11/2024 às 09:02 O presidente eleito do Uruguai, Yama...

Mais visitadas