Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, maio 28, 2023

Racismo repetido contra Vini Jr. deve afetar a indústria do turismo espanhol

Publicado em 27 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Vinicius Jr. ganha apoio do Flamengo e Real Madrid após comentários racistas  - Jogada - Diário do Nordeste

Racismo contra Vini Jr. é a maior derrota do Real Madri

Antonio Carlos Rocha

A Espanha é um belo e hospitaleiro País. Os racistas que agrediram verbalmente o jogador brasileiro, na verdade, prejudicam a poderosa indústria do turismo espanhol. Já estive algumas vezes nesta bonita Nação. Em 1980 cruzei de trem, vindo de Paris, passando pelo País Basco e entrando pelo norte em Portugal.

Morávamos eu e minha esposa Heloisa, grávida, em Lisboa, esperando nossa filha e nesse mesmo ano fizemos um passeio de ônibus ao sul da Espanha.

TÚMULO DE COLOMBO – Visitamos Valladolid, onde o brasileiro Ronaldo Fenômeno atualmente é “dono” de um dos times de futebol da cidade. É em Valladolid que está o túmulo de Cristóvão Colombo, o descobridor das Américas.

Em Sevilla estive duas vezes, um dos times locais é o Bétis, com as cores verde e branca do meu Palmeiras. Na última vez que fui à bela Sevilla percebi que os casais faziam suas juras de amor simbolicamene trancando um cadeado nas pontes que cobrem o rio navegável da cidade. Na ocasião, 2015, as autoridades locais pediam para a população não fazer mais isso, pois o peso de milhares de cadeados de ferro estava ameaçando as pontes da cidade e eles iriam cerrar e jogar fora os cadeados, para que não provocassem acidentes mais adiante.

Ainda em 1980 ficamos hospedados em Torremolinos, uma praia badalada. Continuando viajando pela Andaluzia (para resumir) chegamos até Ceuta, província espanhola que fica ao norte do continente africano, do outro lado do Mar Mediterrâneo.

PORTA DO SOL – Caminhando em Madrid, mais de uma vez passeamos pela Porta do Sol, praças e parques bem arborizados. Da última vez, 2015, visitei o Jardim Botânico da capital, belíssimo. Para completar, nossa netinha mais velha nasceu lá.

E olha que eu não falei tudo por onde passamos e vivemos dias maravilhosos. E tem também Santiago de Compostela que, segundo a tradição, Nossa Senhora, Maria Mãe de Jesus esteve lá, pessoalmente, após a crucificação de seu filho, quando os discípulos se dispersaram.

De lembrança deste fato guardo um cajado de madeira, confeccionado na Galicia.

CRIME E TOLICE – Essa coisa de racismo é um crime, mas também é uma tolice, uma bobagem. Movidas por hediondos sentimentos ancestrais, pessoas sem nexo e sem alma ainda priorizam a cor da pele em detrimento do ser humano.

Se esses racistas espanhóis tivessem consciência de que estão manchando a ótima imagem da sua terra, jamais repetiriam tais atitudes, porque a Espanha necessita desesperadamente dos recursos que obtém com turistas de todas as raças.

Vini Jr., garoto bom de bola, receba daqui da TI – Tribuna da Internet o nosso caloroso abraço de solidariedade. Para nós, futebol é arte, alegria e não rima com qualqsuer agressão.


Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas