Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, maio 28, 2023

Aprovar teto de gastos no Congresso dos EUA é tão difícil quanto no Brasil

Publicado em 27 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

.

Joe Biden ainda não enxerga a possibilidade de um acordo

Diego Gimenes
Veja

Os Estados Unidos podem dar um calote no pagamento de suas dívidas pela primeira vez na história. O prazo dado pela Secretaria do Tesouro americano para evitar esse desastre é o próximo dia 1° de junho, a próxima quinta-feira.

As negociações entre democratas e republicanos ainda não foram concluídas e os congressistas correm contra o tempo para afastar a possibilidade de calote que traria efeitos gravíssimos para o mundo inteiro.

SEM ACORDO – Os democratas e republicanos saíram de mais uma reunião sem acordo para a elevação do teto da dívida dos Estados Unidos. Da forma como está, o país pode deixar de honrar alguns de seus pagamentos já a partir do início do próximo mês de junho.

A agência de classificação de risco Fitch colocou o rating AAA dos Estados Unidos em observação negativa na quinta-feira, dia 25. As razões para o atraso nas negociações sobre o teto da dívida americana são diversas. A contrapartida dos republicanos é um corte nas despesas do governo, porque efeitos de um possível calote seriam catastróficos para o mundo inteiro.

FALTA PRESSÃO – Alguns analistas avaliam que a razão por trás do atraso nas negociações é a falta de pressão do mercado financeiro. Apesar de alguns índices acionários terem negociado em baixa nesta semana, alguns estão em suas máximas de nove meses, como é o caso do S&P 500.

“Não há pressão de mercado (ainda), com o S&P 500 na máxima dos últimos nove meses e falta a narrativa de algum ‘culpado’.  Os políticos desescalaram a narrativa de culpar o outro lado da mesa numa tentativa de melhorar a negociação na semana passada. Pouca pressão imediata, política e de mercado, tem sido uma das hipóteses para explicar a falta de resolução do impasse”, analisa Alex Lima, estrategista-chefe da Guide Investimentos.

DEMOCRATAS UNIDOS – Todos os deputados democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos assinaram uma petição para votar a elevação do teto da dívida “limpo”, isto é, sem condicionar o aumento a cortes nos gastos públicos.

O anúncio foi realizado pelo parlamentar democrata Brendan Boyle, por meio de sua conta no Twitter. A petição reuniu 213 assinaturas e, segundo Boyle, é o terceiro maior número para qualquer requisição do gênero nos EUA desde 1997.

Caso o partido democrata mantenha este apoio, seriam necessários apenas mais cinco votos de deputados republicanos para levar o projeto de lei ao plenário para votação.


Em destaque

"Título: A Importância da Assessoria Especializada em Direito Eleitoral na Prevenção de Infrações e Garantia da Lisura do Processo Democrático"

  . No mês de março participei através da Escola Mineira de Direito do 1º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, durante o Congresso l...

Mais visitadas