terça-feira, maio 30, 2023

Deputado que convocou CPMI do 8/1 será um dos investigados por incitar o golpe


PT diz que não quer Andre Fernandes na CPMI e deputado responde: "Estão se  borrando de medo" — Infomax Brasil

André Fernandes ganhou fama fazendo piadas no Youtube

Alvaro Costa e Silva
Folha

Na semana passada os jornais deram, sem destaque, como coisa corriqueira: a notícia sobre o fim de uma investigação da Polícia Federal na qual se concluiu que o deputado federal André Fernandes (PL-CE) incitou os atos antidemocráticos que resultaram na invasão e destruição das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Uma investigação, diga-se, trivial: bastou conferir as redes sociais do indigitado.

Havia, na continuação da notícia, uma espécie de contextualização, explicando que Fernandes é o autor do requerimento de criação da CPMI do 8/1, que está em funcionamento no Congresso. Donde o deputado só faltou implorar para ser investigado por seus pares. Tiro no pé? Não. Tática. De quem tem a certeza de que não será punido, apelando ao corporativismo e à vitimização.

JÁ FOI SUSPENSO – Ao convocar os extremistas, Fernandes — que ganhou fama com piadas sem graça no YouTube e se elegeu no Ceará com quase 300 mil votos — estava sendo coerente com a trajetória de quem defende “a família, os bons costumes e o cidadão de bem”, sem que isso o impedisse de ter sido suspenso por quebra de decoro e denunciado por nepotismo.

Com a confiança de que tudo vai acabar em pizza, seu negócio é tumultuar e fabricar a narrativa (desculpem o uso da palavra) de que o governo teria facilitado os ataques e existiria petistas infiltrados neles.

O que interessa ao deputado —e à tropa bolsonarista no colegiado— é desviar o foco da investigação de verdade, conduzida pela PF.

EDUARDO, TAMBÉM – O Supremo Tribunal Federal, até agora, botou mais de mil pessoas no banco dos réus. Todos eles “patriotas” de carteirinha.

Escalado para defender o pai, o deputado Eduardo Bolsonaro é outro que pode entrar na lista de investigados da CPMI.

A Agência Pública revelou que o filho 03 abriu no Texas uma empresa em sociedade com o influencer Paulo Generoso, conhecido por compartilhar notícias falsas e incentivar os acampamentos golpistas. Eles nem disfarçam.

Publicado em  5 Comentários | 

Em destaque

Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026

  Mobilização de filiação partidária na Bahia em 2026 Porcentagem de filiados entre todos os eleitores registrados em cada cidade na Justiça...

Mais visitadas