Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, maio 31, 2023

Lula procura Lira e a ordem é “nomear e pagar” para findar crise com Congresso

Publicado em 31 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Câmara usa votação do Marco Temporal para dar recado duplo: um para Lula, outro ao STF; leia análise

Lira, presidente da Câmara, é vaidoso e já não cabe em si…

Julia Lindner
Estadão

Integrantes do Palácio do Planalto veem apenas uma saída para o impasse com o Congresso: pagar as emendas parlamentares e destravar as nomeações políticas nos Estados e ministérios. Os dois pontos são alvos de críticas por parte de congressistas, que reclamam de acordos não cumpridos pelo governo.

O assunto virou tema da reunião de emergência convocada por Lula (PT) com os ministros palacianos para tratar da MP dos Ministérios, que teve que ser adiada ontem e está prestes a perder validade.

LULA E LIRA – Após o encontro, Lula também ligou para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em um esforço para conter as insatisfações no Congresso.

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha foi pessoalmente ao encontro de Lira, que reuniu líderes na residência oficial pela manhã para tratar do mesmo assunto. Foi Padilha o responsável por colocar Lula em contato com o presidente da Câmara.

Segundo aliados de Lira, o alagoano disse a Lula que cabe ao governo organizar a sua base de apoio e que não pode arcar sozinho com as derrotas em plenário.

REUNIÕES PERIÓDICAS – Parlamentares e ministros da base aliada defendem que Lula faça reuniões periódicas com líderes partidários para ficar mais próximo da articulação política, que tem sido relegada por ele.

A ideia foi defendida diretamente ao presidente, na semana passada, por senadores do MDB que apoiam o governo.

Em outra frente, presidentes de partidos da base aliada também já sugeriram que gostariam de se reunir com Lula a cada 15 dias para estreitar a relação.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Conforme já afirmamos aqui na Tribuna da Internet, o semipresidencialismo idealizado por Arthur Lira vai de vento em popa. Já está em vigor há tempos, mas fora do Planalto ninguém sentiu, não doeu nada… (C.N.)

Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas