Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, maio 29, 2023

Ibama reavalia o pedido da Petrobras para exploração de petróleo na foz do Amazonas

Publicado em 29 de maio de 2023 por Tribuna da Internet

Por que não explorar petróleo na foz do Amazonas - Outras Palavras

Esta região pode ser uma das maiores reservas do mundo

Deu no g1 — Brasília

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que vai reanalisar o pedido da Petrobras para exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas. A reapresentação foi feita pela Petrobras na última quinta-feira (25), após o Ibama ter rejeitado dar a licença por entender que o pedido não continha garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo.

“O Ibama informa que recebeu nesta quinta-feira (25/05) a reapresentação de Pedido de Expedição de licença ambiental para atividade de perfuração marítima no Bloco FZA-M-59, na Margem Equatorial Brasileira, pela Petrobras”, diz o Ibama em nota divulgada na sexta-feira (26).

DIZ A NOTA – “O Instituto vai analisar novamente a proposta e discutir tecnicamente as alterações apresentadas no novo pedido”, completa a nota.

Nas últimas semanas, o Ibama negou autorização para a Petrobras perfurar um poço de petróleo no litoral do Amapá, na bacia da foz do Amazonas. A estatal aguardava esse aval para fazer uma perfuração de teste a cerca de 175 quilômetros da costa.

O documento técnico apontou que o plano da Petrobras para a área não apresenta garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo, além de lacunas quanto à previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque.

ATRITOS NO GOVERNO – A decisão do Ibama gerou atritos não somente dentro do governo, mas também e entre parlamentares da região amazônica e de outras regiões.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (AP), foi um dos que protestaram contra a recusa da licença para perfuração. Em protesto, o parlamentar anunciou sua saída do partido Rede Sustentabilidade – fundado pela atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A disputa sobre a exploração de petróleo na região é apontada com um dos fatores para o desgaste.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Podem apostar: o Ibama vai recusar novamente o pedido, que é fundamental para o futuro da Petrobras e do país. Se a Petrobras insistir, com apoio de Lula, Marina Silva vai rodar a baiana, pedir demissão e viajar pelo mundo com objetivo de difamar o Brasil, como fez recentemente no Fórum Mundial de Davos, ao afirmar equivocadamente que o país tem 120 milhões de famintos. Mas quem se interessa? (C.N.)


Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas