Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, março 06, 2023

Amigos e canalhas Por Leandro Karnal

 em 6 mar, 2023 4:09


                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog republica hoje, uma crônica sobre amizade e canalhice, do filósofo, Leandro Karnal, publicada no jornal Estadão e, inclusive, já publicada neste espaço. Em tempos de ingratidão, desrespeito e falta de palavra vale à pena a releitura:

Amigos e canalhas Por Leandro Karnal

O mundo tinha virado um caos. Zeus considerava que a humanidade era irrecuperável. Decidiu que destruiria toda a espécie com fogo. Ergueu seu raio e ia atirar contra o solo, quando pensou que um incêndio daquela proporção poderia afetar até a morada dos seres olímpicos. Ordenou então, como em tantas narrativas antigas, eliminar os mortais pelo dilúvio. As águas jorraram e começaram a afogar milhões.

 Havia um casal de justos: Deucalião e Pirra. Ele era filho do próprio titã Prometeu. Alertado pelo pai divino, construiu uma arca e salvou a si e à amada esposa. Ao descrever o mito, o poeta romano Ovídio coloca a frase na boca do sobrevivente: “Nos duo turba sumus” (Nós dois somos uma multidão). A frase tem lógica, porque o isolado e piedoso casal seria a nova semente de todos os mortais seguintes. Eram uma multidão de dois.

 A amizade

Joseph Addinson (1672-1719) usa a epígrafe de Ovídio para definir a amizade. Para o inglês, os amigos são um remédio de vida e curam as dores e angústias que se instalam na nossa existência neste mundo (a friend’s being the medicine of life, to express the efficacy of friendship in healing the pains and anguish which naturally cleave to our existence in this world). A ideia está em uma coletânea feita há 110 anos: The Gift of Friendship (O presente/dom da amizade), que encontrei no fabuloso Projeto Gutenberg (gutenberg.org). A capa traz uma frase definidora: “Friendship is a sheltering tree” (a amizade é uma árvore protetora). No livro de 1910, filósofos e escritores são citados nas páginas mais luminosas dos pensamentos sobre a relação entre pessoas que se estimam fraternalmente.

A amizade II

Uma das minhas primeiras crônicas para o Estadão foi sobre a amizade (28/8/2016). Lá, eu usei Montaigne para definir o motivo de alguém gostar de um amigo: “Porque era ele e porque era eu”. A ideia descritiva da relação entre o filósofo e seu amigo Étienne de la Boétie é poética e densa. Não existe um motivo racional na amizade. Os amigos surgem da especificidade de um afeto, no mistério insondável de cada biografia. Ao crescerem na relação, passam a ser uma multidão, algo maior, muitas coisas debatidas e vividas na sedimentação do amor.

Autores práticos como Francis Bacon, um pouco posteriores a Montaigne, destacam os benefícios da amizade: paz nas afeições, apoio do julgamento e ajuda em todos os momentos (peace in the affections, and support of the judgment followeth the last fruit; which is like the pomegranate, full of many kernels; I mean aid, and bearing a part, in all actions, and occasions).

Uma virtude

A tradição é antiga: Aristóteles havia destacado também que a amizade era uma virtude. Ela ajudava o jovem a errar menos e a amizade transmitiria à mente a ideia de ser bom consigo mesmo. Os amigos são necessários para auxílio na desgraça e, na prosperidade, para conselho e exercício da bondade. Bacon e Aristóteles olharam para a amizade como uma relação de mútuo ganho, amparo, proteção e benefícios recíprocos. Estão certos! A frase de Aristóteles é citada no texto de Francis Bacon: quem se deleita com a solidão ou é um animal selvagem ou um deus.

O equilíbrio

Li os muitos autores da obra sobre a amizade. Cada um discorreu com elegância e erudição sobre amigos e amizade. Samuel Johnson (1709-1784) recupera a tradição platônica/socrática sobre a isonomia de amigos e cita Salústio (86 a.C. – 34 a.C.) que define amizades a partir da comunhão de afetos e de ojerizas em comum. George Berkeley (1685-1753) chega a aproximar o equilíbrio de atração e equilíbrio entre estrelas e planetas com o que leva um amigo a outro, indicando, com isso, que a amizade estaria inscrita em uma ordem natural divina e astronômica, desejada pelo criador e organizada pela matemática suprema das esferas e da astronomia. São lindas e poéticas metáforas.

Volto a Montaigne e a Ovídio. A única explicação do afeto de amigos é a existência da outra pessoa. O amigo é imprescindível porque é ele, apenas, sem muitos outros qualificativos. Os benefícios podem ocorrer, porém brotam da simples existência da generosa fonte da amizade. Assim, um sendo quem é encontra outro e surge uma multidão, como Deucalião pensou sobre o casal isolado pós-dilúvio.

A sinceridade e os canalhas

Os amigos se salvam do dilúvio da banalidade, analisam-se, observam-se e lançam um dom precioso e forte: a sinceridade. Para ser amigo de alguém, eu preciso ser comigo mesmo. Não sendo animal nem deus, necessito de outras pessoas. A multidão de dois é fabulosa. Enfim, a sós com um grande amigo, bebendo vinho, cerveja ou chá, conversando olho no olho, você percebe que cada um está ali porque desejou ser, simplesmente ser, parte da multidão binária e complementar da entrega afetiva. A amizade é um dom cultivado, um equilíbrio existencial, uma luz em meio a um mundo áspero e complicado. Como previa o amigo de Montaigne, somente os bons possuem amigos. Os maus fazem uma conspiração e não amizade. Os canalhas apenas se entre-temem (fazem-se temer). Amizade é virtude e exercício corajoso de entrega. É um dom. É uma epifania. A verdadeira e devastadora solidão é estar cercado de pessoas que não são amigas. Seria melhor ser uma besta selvagem uivando em uma caverna.

Boa semana para você e para seus amigos.

 

Estilo próprio O deputado Jeferson Andrade (PSD), 42 anos de idade e 12 de mandato eletivo, vem impressionando bem seus interlocutores no exercício do cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Reconhecidamente uma pessoa tímida e discreta, Jeferson tem sido constante, intensivo e dinâmico no trabalho, e atencioso e cortes nas relações com as pessoas. Um estilo novo e singular que se revela e já começa a se impor nesse início de gestão, no cumprimento de suas agendas legislativas e administrativas – reconhecem alguns de seus colegas deputados e outras autoridades estaduais e federais que estiveram este mês em seu gabinete.

Estilo próprio II Apesar de estar na política sob influência de sua família, especialmente de seu pai Ulices Andrade, ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas, o deputado Jeferson Andrade tem personalidade própria. “É também um homem de palavra, como o pai Ulices” – diz um líder sindical de servidores públicos – mas revela características próprias e também respeitáveis na hora de conversar, dialogar, trabalhar e de exercer o seu quarto mandato com competência e autonomia, seja no plenário, nas comissões e agora também nessa nova função de presidente da Assembleia.

Estilo próprio III Aliás, o estilo de vida e de exercício de função pública do presidente da Assembleia, Jeferson Andrade, assemelha-se ao estilo do também jovem governador Fábio Mitidieri (PSD). Ambos têm praticamente a mesma idade, as mesmas referências políticas e sociais. Os sergipanos estão aprendendo agora a conviver com os estilos novos e modernos desses jovens políticos. Afinal, a nova geração está no poder. Mas, o que os sergipanos esperam mesmo deles é bem mais que estilos. É resultado, trabalho operoso e sério em suas respectivas funções. Que Jeferson e Fábio, sobretudo, cumpram suas promessas de campanha em defesa do desenvolvimento econômico-social do estado, do real interesse público e da democracia.

Sergipe é finalista do Prêmio XP Educação Financeira Transforma  A sergipana Marina Farias foi escolhida como uma das Finalistas do Prêmio XP Educação Financeira Transforma. A única Nordestina dentre as selecionadas! O resultado é por voto popular. O link de votação está na BIO do Instagram  dela: https://www.instagram.com/marinafariasricodinheiro/

Um causa justa e que merece o apoio de todos os sergipanos. Esse é o link de uma reportagem feita pela TV Atalaia com o ocorrido: https://www.instagram.com/reel/CpTzCdpM_qY/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

 

 Boquim: Vice-prefeito é surpreendido ao ser “despejado” de prefeitura a mando do prefeito Deu no site “Política de Fato”: Um fato inusitado tem dado o que falar em Boquim, município do interior de Sergipe. O vice-prefeito, Chicão Almeida (PT), foi surpreendido nos últimos dias com um despejo promovido pelo prefeito Eraldo de Cabeça Dantas (Progressistas). A informação que circula na cidade é a de que o prefeito mandou colocar os itens de gabinete do vice-prefeito em uma caixa e entregar na residência do político. “Os pertences pessoais do vice foram colocados dentro de uma caixa e entregue na sua residência. Fizeram uma varredura em sua sala? Quanta perversidade”, diz uma das publicações que viralizou no Whatsapp, na qual internautas satirizaram a situação com uma montagem mostrando uma caixa, o rosto do vice-prefeito e desenhos de diversos objetos.

Rompimento Continua a matéria do site: “Politicamente, Chicão e Eraldo estão rompidos desde o pleito que os reelegeu, em 2020. Apesar de vitoriosos, os dois não mantiveram a sintonia do primeiro mandato, com o vice-prefeito perdendo todos os espaços de influência que possuía anteriormente na gestão. O afastamento entre os dois vinha sendo natural desde então, até pelo perfil discreto de Chicão, mas o recente despejo, somado aos ataques promovidos por membros da imprensa ligados ao prefeito Eraldo, passaram a aquecer os ânimos políticos no município.“ Toda matéria aqui.

Vice tem direito a um local de trabalho. Foi eleito igual ao prefeito Na opinião deste pequeno espaço, o vice-prefeito de Boquim tem todo direito de ter um local de trabalho já que foi eleito juntamente com o prefeito. Independentemente de serem aliados ou não, o cargo dele não é comissionado: é um cargo eletivo. O blog foi informado que a Procuradoria Eleitoral já tomou conhecimento e pode sobrar para o prefeito…

Lagarto: viralizou vídeo população cobrando prefeita nome de Fábio Reis em inauguração do CIE Que saudades do Republicano Marcelo Déda. Prefeita inaugura Centro de Iniciação ao Esporte – CIE, no Bairro Matinha e fez discurso como se fossem com recursos da Prefeitura. R$ 4 milhões emenda deputado federal Fábio Reis. Pequenez e falta de espirito público. População cobrou e vaiou. Um grupo de lideranças e moradores agradeceu a luta do deputado federal Fábio Reis com uma faixa de agradecimento (print ao lado).

 A história da construção do CIE Em 2014, o deputado federal Fábio Reis (PSD/SE), em articulação com o então ministro do Esporte, Aldo Rebelo, conseguiu garantir o recurso necessário para a construção e estabelecimento do Centro na cidade. Em ofício encaminhado ao ministério, o parlamentar enfatizou que era necessário atender a demanda da região Centro-Sul do Estado de Sergipe. “Considerando o tamanho do município de Lagarto e o fato de rodear-se por dezenas de outros municípios menores, parece bastante oportuno a efetiva implantação do Centro nesta cidade”, disse Reis no documento.

Liberação e atuação Ao todo, foram distribuídos em todo Brasil apenas 600 CIE’s. Por meio do empenho do deputado, foi possível a liberação desta obra para Lagarto. O parlamentar destaca a atuação do ex-ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Ele foi muito atencioso durante todo o processo da minha batalha pela inclusão de Lagarto neste grande projeto”, acentuou. Entendendo que seria um investimento público de extremo retorno social, no mesmo ano, o parlamentar assinou o contrato de repasse para a construção do CIE ao lado do então prefeito da cidade, Lila Fraga. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões.

Estrutura O CIE tem um espaço de sete mil metros quadrados e conta com ginásios poliesportivos, que receberão modalidades olímpicas e paraolímpicas, como atletismo, basquete, esgrima, lutas e ginástica rítmica, além de atividades não olímpicas, como o futsal.

Luta e benefício “Foi minha primeira luta em Brasília. Essa iniciativa irá beneficiar a juventude do município de Lagarto, ajudando a afastar nossos jovens das drogas, do crime e, quem sabe, revelando talentos esportivos, como já fizemos”, completou. Estiveram presentes no evento o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral; a ex-deputada Goretti Reis; os vereadores Marta da Dengue, Gênisson e Marcelo de Denilson; o diretor do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), Marcelo Mesquita; ex-vereadores e lideranças locais.

Itabaiana ampliará a vacinação de reforço com a Pfizer Bivalente nesta segunda-feira dia 06/03/2023 para os idosos de 60 a 69 anos. Para tomar esse reforço e encerrar o ciclo, o paciente deve ter tomado no mínimo duas doses anteriormente. Locais de vacinação: Sesp, segunda a sexta das 7h30 às 19h; Sítio Porto e São Cristóvão, segunda a sexta de 7h30 às 16h; Miguel Teles, toda terça-Feira das 7h30 às 16h; Souto Diniz, segunda a sexta de 8h às 17h e nos sábados de 7h às 12h. Atenção: levar documento com foto e cartão de vacina.

Posse SESCAP/SE Na próxima quinta-feira, 9, será empossada a nova diretoria do Sindicado das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis de Sergipe, o SESCAP/SE. A cerimônia acontece no Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju, a partir das 19h. Quem vai presidir a entidade durante o triênio 2023/2025 é o contador Francinaldo Rodrigues.

Atuação Ele já atuava no Sindicato como diretor de Tecnologia e, ao longo dos últimos anos, tem se empenhado na busca por melhorias para os associados. “O SESCAP/SE representa empresas de mais de 90 atividades, não só do serviço contábil, mas de diversos setores que também têm uma importância fundamental para a sociedade. Por isso, nestes próximos anos, queremos fortalecer ainda mais nossa atuação”, destacou o presidente.

 

 

O concurso “Francofonia Nordeste” está aberto até o 15 de março de 2023 Esse ano, as Alianças Francesas do Nordeste, em parceria com o Consulado Geral da França, propõem como temática as “Culturas Urbanas”. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024 e a integração de novas disciplinas, como o skate e o break, o concurso propõe-se homenagear as culturas urbanas do Nordeste e do mundo (vida urbana, desporto, graffiti, hip hop etc. ) numa produção artística original e criativa !

Como participar Para participar, basta enviar sua produção (suporte a sua escolha) – texto, desenho, áudio ou vídeo – expressando em francês sua paixão pelas culturas urbanas do Nordeste, destacando as vitalidade e diversidade delas (o concurso é aberto apenas a pessoas que estudam francês, maiores de 16 anos e que não tenham o francês como língua materna). Inscrição: não esqueça de preencher o formulário e aceitar os termos do regulamento através do link: https://bit.ly/3M4aoCW  As produções devem ser enviadas as Aliança Francesa do seu estado por e-mail até o dia 15 de março com o formulário de inscrição: Aliança Francesa do Aracaju: secretaria@afaju.com.br  Bora compartilhar sua produção também no Instagram com a hashtag #francofonianordeste2023 e marcando o Instagram da Aliança Francesa do seu estado (@afaracaju) e do consulado @nordeste.fr

INFONET

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas