Publicado em 29 de julho de 2022 por Tribuna da Internet

Charge do Duke (O Tempo)
Carlos Newton
Aqui na Tribuna da Internet, desde o início da campanha, quando ainda tínhamos Henrique Mandetta, Sérgio Moro, João Doria e Eduardo Leite na disputa, estamos advertindo para o fato de que uma candidatura alternativa de terceira via poderia ter chances de vitória. Poderia, mas daqui a pouco não pode mais, porque agora tudo indica que os 10 candidatos alternativos estão realmente fora da disputa – não terão o menor protagonismo, farão apenas figuração, como se diz nas produções de TV.
Essa realidade é palpável, porque, nem mesmo com a saída de Mandetta, Moro, Doria e Leite, as candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) não conseguiram decolar, o que nos levou a indagar aonde foram parar os 10% de votos de Moro, já que seus eleitores, por óbvio, jamais aceitariam votar em Lula ou Bolsonaro e certamente iriam procurar algum outro candidato fora da polarização.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Portanto, se os candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet não conseguiram nem mesmo herdar os votos de Sérgio Moro, isso significa que, sozinhos, eles têm limitada capacidade de crescimento eleitoral. Assim, a alternativa restante seria a união dos dois, juntando forças para tentar chegar ao segundo turno.
Como dizia Nelson Rodrigues, há pessoas que não conseguem enxergar sequer o óbvio ululante. É exatamente o caso dos candidatos Ciro Gomes e Simone Tebet. Faltam apenas sete dias para o prazo fatal de apresentação de candidaturas, e com um final de semana no meio, mas até agora eles não tomaram a menor iniciativa para unir as candidaturas.
Como isso, Ciro e Simone levamo euforia e êxtase às campanhas de Lula e Bolsonaro, que já comemoram a passagem garantida para o segundo turno.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É um vexame que cheguemos a ponto de precisar escolher entre Lula da Silva e Jair Bolsonaro, como se o Brasil não tivesse nenhum político decente em que se possa confiar e que enxergue pelo menos um palmo diante do nariz. (C.N.)