quinta-feira, abril 30, 2020

Dona Flor: Centrão namora com Bolsonaro e mantém relacionamento sério com Maia


por Fernando Duarte
Dona Flor: Centrão namora com Bolsonaro e mantém relacionamento sério com Maia
Foto: Reprodução/ WallHere
O chamado “centrão” voltou ao centro das atenções a partir da remontagem do balcão de negócios com o governo federal. Porém esse grupo fica com um olho no peixe e um olho no gato, para usar um ditado popular e facilitar o entendimento. Ao tempo em que negocia diretamente com o presidente Jair Bolsonaro por cargos de segundo e terceiro escalão, que não chamam tanto atenção nas nomeações, mantém uma boa relação com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que o chefe do Executivo tenta enfraquecer.

A fome desse grupo de partidos não é pequena. Tanto que, mesmo que petiscos já tenham sido distribuídos, não nos espantemos se a Esplanada dos Ministérios voltar a ser loteada formalmente, como acontecia nos governos anteriores. Apesar de garantir certo lastro para Bolsonaro na Câmara, essa suposta base não é sólida o suficiente. E há um falso esfacelamento do suporte que garante o poder de Rodrigo Maia.

O presidente da Câmara continua controlando a pauta e pode, eventualmente, dar início a um pedido de impeachment contra o ocupante do Palácio do Planalto. Os ventos ainda não sopram para esse lado, porém Bolsonaro segue derrapando politicamente. E o comando da vela para o impedimento é responsabilidade de Maia. Por isso o presidente da Câmara seguirá como um fantasma para o bolsonarismo.

Mesmo que não vivamos sob a égide do parlamentarismo, o Congresso Nacional dá muitas cartas em um contexto em que a presidência da República está fragilizada. A pauta definida por Maia, incluída a possibilidade de impeachment, o torna o adversário perfeito para os seguidores que lutam contra moinhos de vento.

Esse possível afastamento do “centrão” de Maia ainda tem um efeito colateral que estaria sendo comemorado pelo DEM. A legenda há muito não fica satisfeita com a pecha de figurar ao lado de partidos com “dono”, a exemplo do PL, de Valdemar Costa Neto, do PTB, de Roberto Jefferson, ou do Solidariedade, de Paulinho da Força. É uma consequência enxergada como benéfica por aliados do Democratas nesse embate entre Bolsonaro e Maia.

Enquanto isso, é bom ficarmos como o “centrão”, olhando tanto para o gato quanto o peixe. Se bem que, a depender da fome desse grupo, pode não sobrar nenhum dos dois.

Este texto integra o comentário desta quarta-feira (29) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios A Tarde FM, Irecê Líder FM, Clube FM, RB FM, Valença FM, Alternativa FM Nazaré e Candeias FM.
Bahia Notícias

Em destaque

Centrão barra avanço bolsonarista e isola Tarcísio em disputa pela liderança da direita

Publicado em 14 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Centrão avalia que Tarcísio precisa se distancia...

Mais visitadas