Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, setembro 27, 2017

Se o Presidente da Câmara desrespeitar a Constituição, mandato de segurança nele.


                                                    Resultado de imagem para foto CPI ja


Hoje perdi o horário, mas mesmo assim ouvi através do Programa Conexão Verdade, o Vereador Professor Ivande denunciando que  o Presidente da Câmara Municipal de Jeremoabo praticando uma verdadeira afronta e desrespeito a Constituição Federal, recusou-se a instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), respaldado na infundada alegação de que seria preciso a votação e aprovação dos componentes daquela Casa Legislativo.
Eu posso dizer que estou, seguramente como todos os jeremoabenses, também estarrecido com esse fato que hoje nós estamos vivenciando, o Presidente da Casa do Povo, da Casa que elabora a Lei desconhecer a nossa Constituição.
A Constituição tem de ser cumprida.
É lógico que o descumprimento desse preceito constitucional abre margem para a judicialização.

Transcrevo abaixo o POSICIONAMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:

 A instalação de inquérito parlamentar está vinculada, unicamente, à satisfação de três exigências definidas, de modo taxativo, no texto da  Constituição Federal:
1) subscrição de requerimento de constituição da CPI por, no mínimo,
1/3 dos membros da casa legislativa;
2) indicação de fato determinado a ser objeto de apuração e

3) temporariedade da comissão parlamentar de inquérito.
Para reforçar que a CPI não precisa de votação para sua instalação, observem o que diz o Ministro Celso de Melo:
Atendidas tais exigências (CF, art. 58parágrafo 3º.), cumpre ao Presidente da Casa legislativa, adotar os procedimentos subsequentes e necessários à efetiva instalação da CPI, não lhe cabendo qualquer apreciação de mérito sobre o objeto da investigação parlamentar, que se revela possível, dado o seu caráter autônomo (RTJ 177/229 RTJ 180/191-193), ainda que já instaurados, em torno dos mesmos fatos, inquéritos policiais ou processos judiciais (.....) MS 23652/DF, Rel. Min. Celso de Melo, DJ 16.02.2001).
Por analogia  observem a respeito do assunto, o que ficou determinado pela OAB Sergipe:
Na sessão foi ressaltado que os artigos afrontam não só a constituição federal e estadual, mas também a Lei Orgânica Municipal. O caso foi enviado para Comissão de Estudos Constitucionais e retornou com o parecer do Conselheiro Federal, Maurício Gentil, propondo duas ações: o encaminhamento ao CFOAB de requerimento de propositura, no Supremo Tribunal Federal, e arguição de descumprimento de preceito fundamental; e a propositura pela própria Secional, no Tribunal de Justiça de Sergipe, de ação direta de inconstitucionalidade em face dos parágrafos citados.
Portanto senhores Vereadores da oposição, caso o Presidente da Câmara Municipal de Jeremoabo persista no erro, só existe um caminho, bater às portas da Justiça, ingressando de imediato com MANDATO DE SEGURANÇA.

Em destaque

Rua Duque de Caxias: A “Rua da Agonia” em Jeremoabo

  24/12/2024 Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV RP:9291/BA A Rua Duque de Caxias, localizada no coração de Jeremoabo, tem sido tristemente apel...

Mais visitadas