Renata Preza
Iniciada na manhã desta quarta-feira(14), a 'Operação Carcará', deflagrada na Bahia e em Sergipe, já deteve três integrantes de organizações criminosas que atuam burlando a arrecadação de tributos em postos ficais da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Segurança Pública (SSP), além de apreender suspeitos, a operação tem o obejetivo de dar cumprimento a 30 mandados de prisão expedidos contra nove policiais militares, 19 empresários, um agente de tributos do Estado e um contador.
Alémdisso, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas, escritório de contabilidade e residências, além de ter sido solicitada a quebra de sigilos bancário e fiscal dos envolvidos no esquema, que, de acordo com dados da Sefaz, provoca um prejuízo estimado de R$ 27 milhões por mês aos cofres do Estado. Foi ainda solicitado pelo MP e a Justiça já deferiu o seqüestro de bens dos acusados, entre eles 136 caminhões e dez imóveis, e o bloqueio da conta bancária de doze envolvidos na fraude.
A ação está sendo realizada, simultaneamente, nos municípios baianos de Salvador, Alagoinhas, Irará, Itabuna, Vitória da Conquista, Riachão do Jacuípe, além de Itabaiana, em Sergipe.
Fonte: Tribuna da Bahia